UMA MILITANTE SINDICAL E CULTURAL!

IDALETE ALFAIATE nasceu em 1938 e viveu em Beja, Baixo Alentejo, até 1967, tendo sido durante vários anos dirigente diocesana da JOCF. A partir desse ano, já a residir em Lisboa, começou a participar na equipa do Centro de Cultura Operária, criado pelos organismos da Acção Católica Operária, na promoção de cursos de formação, animação sindical, cultural, de jornalismo, e análises da situação relacionadas com os meios de trabalho, nas trocas de opinião, e também na organização de sessões de esclarecimento e de sessões de cinema, com debate. 
Antes do 25 de Abril frequentou as reuniões autorizadas da secção feminina do sindicato, e fez parte das primeiras duas Comissões de Trabalhadores da ex - Caixa de Previdência dos Profissionais do Comércio, sendo eleita delegada sindical dos Sindicato dos Empregados de Escritório. Nesse âmbito, deslocou-se a Olhão para acompanhamento e sessões de esclarecimento com operárias /os da indústria de conservas de peixe, sobre direitos e benefícios da Previdência Social, colaborando ainda com vários outros grupos no sentido de explicar os direitos, ao nível da Previdência, e elucidar sobre a forma de se requerer o abono de família, o subsídio de doença, a verificação do envio dos descontos efectuados… 
Na ex-Previdência Social, dinamizou um grupo que apresentou uma proposta de contracto colectivo de trabalho para os trabalhadores da Previdência (actualmente Segurança Social), e constituiu uma equipa para discutir as propostas apresentadas, a nível nacional. Em Novembro de 1974, integrou o grupo que formou a BASE-FUT, onde sempre permaneceu e participou nas actividades realizadas. Foi responsável do CCO, enquanto existiu, embora não tendo um cargo determinado, sempre se empenhando, a nível de Lisboa e a nível nacional, na preparação efectiva das várias actividades, nos Encontros de Cultura e na actividade sindical. Em representação da BASE-FUT participou em reuniões internacionais em Espanha, Itália, Bélgica e Roménia.
 Fez parte de uma lista unitária que se apresentou às eleições para a Direcção do Sindicato dos Escritórios, e em nome da BASE-FUT teve, durante meses colaborou na prestação de serviços na CGTP. 
Como sabem Idalete Alfaiate morreu e o seu funeral foi no sábado passado dia 9 de Agosto.Ela estará sempre com todos nós!

1 comentário:

Luís Fonseca disse...

Lembrarei sempre uma Idalete com uma energia que não acabava nunca, optimista e voluntariosa, sempre pronta a ajudar.