BASE PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE EMPREGO JOVEM NA UE!

O desemprego jovem é, sem dúvida, uma das realidades mais graves e preocupantes da União Europeia. Realidade que se agravou com o desenvolvimento da crise económica e social que afeta de modo especial os países periféricos da Europa.
O projeto «Promover o emprego jovem e a coesão social na EU» promovido pelo Centro de Formação e Tempos Livres (CFTL)e pela BASE-FUT tem como objetivo o debate e aprofundamento deste fenómeno económico e social através de um seminário internacional que proporcione a troca de experiencias, boas práticas e soluções entre parceiros de diferentes Estados membros.
 O Seminário, apoiado pelao EZA e Comissão Europeia, a realizar de 12 a 14 de fevereiro de 2015, deve proporcionar a sensibilização dos jovens trabalhadores, estudantes universitários, jornalistas e animadores sociais e sindicais para este problema que afeta de modo muito particular Portugal e onde o desemprego atingiu níveis insustentáveis. Por outro lado visa também envolver os jovens na resolução deste problema. O desemprego jovem e a implementação de políticas nacionais e europeias que combatam o mesmo são um problema de toda a sociedade muito particularmente dos governos, empresas e Parceiros Sociais.
A implementação destas políticas exige que as mesmas sejam tratadas no âmbito do Diálogo Social. Este projeto deve aprofundar algumas dessas políticas de nível nacional e comunitário. Deve aprofundar o papel das instituições da União e de cada país Promover o emprego é contribuir de forma decisiva para a coesão social na União Europeia que enfrenta graves problemas neste domínio.
 Criar emprego jovem é estratégico para garantir o próprio futuro da EU e a sustentabilidade dos diferentes países que a constituem. As Conclusões deste Seminário Internacional serão entregues ao Governo, Parlamento e aos Parceiros Sociais, bem como a outras entidades públicas e privadas.

Sem comentários: