1º de MAIO: a luta pelo tempo

Na História do movimento organizado dos trabalhadores o 1º de Maio está ligado à luta pelas oito horas de trabalho. Hoje, como ontem, a luta por um horário de trabalho, por ter o nosso tempo, por ter tempo para a família e para a vida social tornou-se no centro da luta que opõe este capitalismo selvagem ao movimento dos trabalhadores, nomeadamente ao Movimento Sindical europeu e nacional!
Em todas as reformas laborais europeias já realizadas e nas que estão a ser pensadas, o tempo de trabalho e a sua flexibilização estão no centro dos debates e lutas sociais. São os bancos de horas que podem aumentar o trabalho de uma semana ou até meses de forma inaceitável para a segurança e saúde do trabalhador, o aumento das 35 horas para as 40 na Função Pública, os feriados e as férias que nos tiraram e ainda não repuseram! O tempo de trabalho não pago! E o aumento da idade da reforma!
Mas, o mais grave, ainda é o que se passa em muitas empresas onde os trabalhadores todos os dias trabalham  mais tempo  porque têm medo de sair à hora estabelecida! Outros que trabalham na empresa e em casa e estão permanentemente conectados pelos novos instrumentos de comunicação! E os trabalhadores que, para sobreviverem, têm dois ou mais trabalhos!
Pelo aumento do tempo de trabalho, em particular o não pago, aumenta-se a exploração dos trabalhadores, desvaloriza-se o trabalho, concentra-se o capital, aumentam – se as desigualdades e fomenta-se o desemprego!

A luta pelo nosso tempo e pela redução do tempo de trabalho é uma luta fundamental dos nossos dias! Não há realização da pessoa sem tempo pessoal, social e familiar!VIVA O 1º DE MAIO!

Sem comentários: