TRABALHADORES CRISTÃOS QUEREM OUTRA POLÍTICA PARA OS REFUGIADOS!

Bruxelas / Friburgo. O Movimento Europeu de Trabalhadores Cristãos (MTCE) critica as políticas letais para refugiados que se vêm aplicando na União Europeia. A prática de um isolamento radical que não
permite a entrada dos refugiados, promove o crescimento de bandos criminosos que transportam imigrantes, e contribuem para provocar a morte de milhares de mulheres, crianças e jovens que vêm em busca de ajuda.
"As tragédias de morte no Mediterrânio também põem a descoberto as erradas políticas dos governos europeus", diz Otto Meier, presidente do MTCE. A morte dos refugiados que vêm por mar é o resultado de uma década de políticas horrorosas e desumanas, aplicadas sob o lema de “o barco está cheio” e aqui não há mais lugar para refugiados.
Os valores cristãos da Europa devem reflectir-se na política económica. Segundo o MTCE, o apoio aos governos corruptos na África e a exploração dos recursos naturais, os subsídios à agricultura europeia, os impostos alfandegários sobre os produtos africanos e os acordos de livre comércio que são impostos à custa da economia africana, estão a dar lugar a um êxodo de todo um continente. "Em vez de procurar estabelecer um acordo de isenção de livre comércio com os Estados Unidos, a Europa deve esforçar-se para conseguir um comércio mundial justo, tendo em conta o desenvolvimento e os interesses dos países africanos", disse Meier. A Europa deve abrir uma perspectiva económica aos países de África.
Valores europeus
O MTCE pede ao Governo Federal da Alemanha e à União Europeia que em vez de reduzir os programas de apoio para refugiados, aumentar ainda mais a vigilância das fronteiras (Frontex) e utilizar tropas alemãs para assegurar as vias comerciais, disponha destas forças para o resgate das embarcações e o apoio à Guarda Costeira italiana. O Movimento Europeu de Trabalhadores Cristãos pediu ao governo federal que intensifique a ajuda humanitária e ponha fim à política de inacessibilidade para os refugiados, tanto por terra como por mar. " Os valores europeus de solidariedade, caridade e justiça cristãs devem ser o fundamento das decisões políticas!"
EBCA-MTCE-ECWM

Sem comentários: