SINDICALISMO DE BASE. O QUE É?


O movimento sindical nacional e internacional tem uma longa e rica história! Os trabalhadores têm desenvolvido diversas formas de organização ao longo dos últimos dois séculos! Hoje colocam-se novamente grandes desafios ao sindicalismo. A precarização das relações laborais nas suas diversas formas, a diminuição da sindicalização, a fragmentação das classes trabalhadoras, a deslocalização de empresas e as formas de gestão predadoras do capitalismo neo- liberal estão provocando uma erosão profunda nos sindicatos e na ação sindical!
Neste contexto os trabalhadores, e em particular os ativistas sindicais, sentem necessidade de debater estas questões tendo como horizonte a necessária transformação desta sociedade para a qual o sindicalismo deve contribuir.
A renovação do sindicalismo passa hoje por uma reflexão sobre as práticas sindicais e por aprofundar ideias que se repetem, por vezes como ladainhas, sem já sabermos o que queremos dizer quando as dizemos.
Que significado tem hoje dizer que queremos um sindicalismo de base, de massas, de classe e autónomo»? Afinal o que é um sindicalismo reivindicativo ou reformista? E um sindicalismo «amarelo»? E um sindicalismo revolucionário?
É necessário então abordar estas questões e dar-lhes um novo sentido ou, pelo menos, encontrar uma explicação razoável para a sua existência!
Vamos começar pelo sindicalismo de base, de massas, de classe e autónomo. De facto, o que estamos a dizer quando apregoamos este sindicalismo?

Um sindicalismo de base

O sindicato é antes de mais nada a organização dos trabalhadores nos locais de trabalho. É aqui que está a força do sindicato. Quando os trabalhadores fazem as suas assembleias de empresa ou serviço, debatem e decidem. É aqui que o sindicato ganha força pois tem o poder de todos ou quase todos os trabalhadores. É aqui que os delegados sindicais e as comissões sindicais eleitos pelos seus camaradas ganham força e se podem, tornar porta-vozes do coletivo de trabalhadores. É aqui que se decidem as formas de luta, de pressão e até a greve. Esta dinâmica de base opõe-se a uma dinâmica sindical cupulista e dirigista, infelizmente tão frequente, onde os sindicalistas agem e decidem por sua conta. Os cupulistas e dirigistas negoceiam frequentemente sem consultar os trabalhadores. Por vezes reúnem com os trabalhadores para estes aprovarem as propostas que já levam na manga.

O sindicalismo de base não basista!

Porém, o sindicalismo de base não é um sindicalismo «basista», ou seja, que se esgota nos locais de trabalho, sem articulação com o todo da classe e a sua organização regional ou nacional. O sindicalismo de base procura a ligação e solidariedade entre os locais de trabalho e procura lutar pelos interesses e direitos da classe trabalhadora de forma autónoma. Defende as diferentes formas de organização e direção, quer seja local, regional, nacional ou internacional. Não confunde, porém o papel de cada instância organizativa e não permite que as cúpulas dirigentes respetivas decidam pelos trabalhadores.

O sindicalismo de base é também uma metodologia de fazer sindicalismo. É o caminho do futuro do sindicalismo. O mundo moderno exige um sindicalismo de base, que una os trabalhadores nos locais de trabalho e exprima os interesses destes independentemente das suas orientações políticas e religiosas. A democracia direta á a alma do sindicalismo de base. Todos decidem por igual. Os eleitos podem ser destituídos a qualquer momento pelo coletivo de trabalhadores!A BASE/FUT defende um sindicalismo de base!
INFORMAÇÃO LABORAL


Sem comentários: