ENCONTROS DOS «AMIGOS DE APRENDER»!

«Estamos de volta, para convidar os Amigos e Amigas para os Encontros Abertos, em tempo de agitação, muita palavra, e alguma política. Enfrentar os novos desafios, impõe-se.
Nos últimos tempos focámo-nos no desenvolvimento local e na economia solidária, pondo em relevo a lógica produtiva em paralelo com a lógica distributiva. Ao pensar em economia solidária, damos atenção aos factores decisivos que a sustentam: a democracia participativa, a capacitação, a cadeia de valor, o bem comum, a lógica inovadora de produtores - consumidores, em rede alargada.

A “mão invisível” do mercado, voltou-se, com mais força, a partir de 80, para a grande finança, para o lucro puro e duro, para a acumulação, e os senhores sem rosto mandam (por interpostas pessoas), chegam longe (a toda a parte?), imperam. Têm as cartas do baralho que distribuem como querem.
O grande desafio hoje, agora, amanhã, vem enunciado na frase de começo: ter trabalho, protege-nos. Outro desafio grande é a segurança social .

A «liberdade de escolha», essa mesma que deixa de fora pobres e classes médias e cria o Estado social mínimo e assistencialista, é um monstro que ciclicamente toma por alvo o subsistema público que considera, nesse momento, mais permeável. Desta vez quer entrar pela Segurança Social…”.(Sandra Monteiro, no “Mundo Diplomático”

Por tudo isto, e muito mais que cada um sabe porque o vive e sente e sofre, convidamos-te a participar nos encontros próximos… com outros amigos, que serão bem vindos......


ENCONTRO ABERTO dos AMIGOS DE APRENDER -…….-10. Setembro. 2015
·        “O trabalho e a realização pessoal e profissional
.Todos os trabalhadores contam na empresa. Como? Quando? Porquê?
.Democracia participativa - um facto, uma prática…com resultados.
·        Animador - António Chiquita
Rua Maria, 15 -.Sala da BASE – FUT – Das 18 às 20 e 15 (Metro do Intendente, Aos Anjos)

ENCONTRO ABERTO dos AMIGOS DE APRENDER- ……. 8. Outubro. 2015
·        Catalunha - História e Situação Política (ver texto, na página seguinte)
·        Animador -Cesário Borga (Jornalista)

Sem comentários: