MOVIMENTO OPERÁRIO DO PORTO, COMO FOI?

 
No passado  dia 3 de Dezembro, foi apresentado no auditório da CGTP-IN,o livro Movimento Operário Portuense: Nascimento e Evolução (1850-1914), da autoria de Vítor Ranita.
A obra, escrita em linguagem simples e acessível, dá-nos uma visão da emergência do movimento operário português, com especial destaque para o que vai ocorrendo no Porto e Norte, as suas vicissitudes, conflitos e contradições. De um movimento mutualista e dependente, centrado na capital e na cidade nortenha, ligado ao partido socialista depois e ás ideias do sindicalismo revolucionário mais tarde, o movimento operário foi construindo a sua identidade autónoma naquele período de pouco mais de duas décadas. Por vezes, o livro chega a importantes e pormenorizadas referências históricas das lutas dos trabalhadores, de surtos grevistas e da constituição orgânica do operariado português.
É um livro escrito com uma linguagem simples, acessível a qualquer pessoa e ao mesmo tempo culta sob ponto de vista político e sindical, com referências bibliográficas que alargam necessariamente os conhecimentos do leitor.Um livro a ler sem dúvida alguma!
Vítor Ranita foi metalúrgico e trabalhador-estudante nas Oficinas de Vila Nova de Gaia da CUF, integrou a Direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Porto na sequência das eleições para os corpos gerentes, triénio 1970/72, foi coordenador da União dos Sindicatos do Porto e membro  da Comissão Executiva da CGTP-IN.


Sem comentários: