SAÚDE DOS PROFESSORES E DE OUTROS TRABALHADORES DAS ESCOLAS!

«…No Brasil, enquanto a mídia noticia quase que diariamente as múltiplas dificuldades enfrentadas pelos professores, dentre as quais se destacam os casos de violência, indisciplina e outras formas de desrespeito; os estudos envolvendo professores apontam para um cenário de adoecimentos característicos da profissão. Mas, que tipos de doenças estariam acometendo os professores? O que os estaria afastando do seu trabalho?

Mais ou menos na ordem abaixo, a hierarquia dos afastamentos  tem sua maior incidência relacionada aos transtornos mentais e comportamentais (o que inclui a já popularizada síndrome de Burnout); acompanhados pelos problemas cardiológicos e circulatórios; os distúrbios da fala e da voz e os transtornos osteomusculares, ortopédicos e músculos-esqueléticos. Com menor incidência, porém não com menor importância, aparecem os casos de transtornos respiratórios; de acidentes e doenças digestivas, bem como as do tecido conjuntivo.

Na causa desses problemas, como principais fatores de risco ou agentes agressores, estariam o stress, as longas jornadas de trabalho decorrentes do acúmulo de cargos, o intenso e contínuo uso da voz, os movimentos repetitivos, o ruído e o pó de giz. Visões mais contemporâneas incluiriam nessa lista também a gestão violenta e alguns fenômenos emergentes ligados aos recursos tecnológicos…»(De Artigo de investigadores brasileiros da FUNDACENTRO)


É caso para se dizer que o que aqui se diz se pode aplicar a Portugal, não é?Há professores e outros profissionais em situação de baixa há meses e até anos!Para quando enfrentar a questão da promoção da segurança e saúde destes profissionais?É uma questão para colocar no coração da luta sindical!É urgente!

Sem comentários: