BURNOUT NO PESSOAL DE SAÚDE EM PORTUGAL!



Este tema foi hoje abordado pelo jornal Público.Eis o artigo completo.A situação é preocupante!São necessárias medidas de qualidade no domínio da prevenção dos riscos psicossociais.
BASE-FUT participa num grupo de trabalho europeu onde estes temas são trabalhados.
«....A nível nacional, entre 2011 e 2013, 21,6% dos profissionais de saúde amostrados apresentaram  burnout moderado e 47,8% burnout elevado. Entre os médicos, a nível nacional, os níveis de burnout foram moderados, mas em 10 dos 20 distritos/regiões autónomas observou-se que os níveis médios de burnout foram elevados. Cerca de 44% dos médicos apresentaram burnout elevado. Os níveis médios de burnout em enfermeiros, em termos de média nacional, foram moderados. Porém em 13 dos 20 distritos/regiões autónomas os níveis de burnout dos enfermeiros foram elevados.
Cerca de 50% dos enfermeiros amostrados apresentaram burnout elevado. A perceção de más condições de trabalho foi, dos fatores estudados, o que melhor prediz a incidência de burnout tanto em médicos quanto em enfermeiros. Os resultados deste estudo, a nível nacional e com uma amostra de dimensão considerável, apontam para a necessidade de intervenções ocupacionais que reduzam a incidência do burnout em profissionais de saúde, melhorando o seu bem-estar físico e psicológico e potenciando a qualidade do serviço de saúde que estes prestam.VER

Sem comentários: