O QUE É O DINHEIRO?

AMIGOS DE APRENDER
ENCONTRO MENSAL3 Março. 2016 (quinta-feira)

“O que está em jogo quando alguém decide mudar seu destino? O que é o dinheiro? 
O que é riqueza e pobreza? E se o que você sabe sobre dinheiro não for verdade?”

Nos nossos Encontros Abertos, e o último sobre empreendedores sociais foi testemunha disso, temos debatido  questões que se nos levantam acerca da inovação social e de quem são, têm sido, podem vir a ser, os agentes de transformação. Estes - inovadores sociais - topam com um problema na comunidade, observam a premência de uma necessidade, auscultam a aspiração de um grupo de pessoas, e sentem - se desafiados a agarrar a oportunidade de construir uma resposta. Não apenas eles ou o grupo; lançam-se a agir dentro da comunidade, despertam-na para esse problema, necessidade, aspiração, e apontam uma “causa “que a todos diz respeito e que acaba por desencadear as forças de cada um. Nessa altura, uma onda de energia colectiva começa a invadir todos…e espalha-se o “fogo na pradaria”. As soluções aparecem. Vão para a frente
Teremos espaço para debater estes e otros problemas a partir do filme PALMAS

O QUE É O Dinheiro?  O QUE É RIQUEZA E POBREZA?
E se o que você sabe sobre dinheiro não for verdade ?
  • Criar soluções… a partir de necessidades
  • A criação da própria moeda
  •  A Comunidade protagonista de transformações
  • Ver / debater o filme PALMAS
. Animador - Hugo Palma (Grupo de Economia Social Slidária)

Sala da BASE - na R. Maria nº 15 (Metro do Intendente, Aos Anjos)           
                       Dia 3. Março. 2016, quinta - feira, das 18 e 15 às 20 e 15

Sobre o filme “PALMAS”
O que está em jogo quando alguém decide mudar seu destino? O que é o dinheiro?  O que é riqueza e pobreza? E se o que você sabe sobre dinheiro não for verdade?

PALMAS” (2014) conta a incrível história de uma comunidade cearense, que transformou a situação inicial de “moradores de favela” na década de 70 e criou uma série de soluções inusitadas pra resolver seus problemas socioeconômicos - a criação de sua própria moeda O PALMAS e o Primeiro Banco Comunitário do Brasil, o Banco Palmas.
O filme documental de 62 minutos  resulta de um projeto de pesquisa, elaboração de roteiro e busca incessante nestes 9 anos de um formato que fugisse de enfoques jornalístico, complacente ou exótico. É um filme com uma história contada pelos seus protagonistas, pela comunidade que segue afinando os seus instrumentos de desenvolvimento.
Este filme foi realizado de forma independente a partir de prémio recebido pela diretora Edlisa Peixoto no XI Edital Ceara de Cinema e Vídeo da  Secretaria Cultura do Estado do Ceara /Brasil.

A tua participação - e a de mais um/a amig@ que convides, conta muito.
Aguardamos a confirmação d@s amig@s…
António Ludovino, Avelino, J. M. Vieira, Francisco Duarte

Economia Solidária em Montemor - o Novo, 19 de Março. Programa na página seguinte


Sem comentários: