DIA DAS VÍTIMAS DO TRABALHO! E A LUTA CONTINUA!

No próximo dia 28 de abril a OIT e o Movimento Sindical comemoram mais uma vez o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Em Portugal esta efeméride é comemorada desde 2001, e por decisão da Assembleia da República, como Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho! A data nasceu de forma genuína como uma data para lembrar as «vítimas do trabalho», ou seja todos os milhões de trabalhadores que faleceram até hoje por acidente ou/e doença profissional!
Este ano a OIT escolheu o stresse-um desafio coletivo como tema central das comemorações do 28 de ABRIL.É efetivamente um desafio coletivo, vivido de forma dramática por milhões de trabalhadores. Mais de 25% por cento dos trabalhadores europeus sentem na pele a pressão contínua e o stresse crónico, chegando em muitos casos ao esgotamento e à depressão, para além dos problemas cardíacos, do aparelho disgestivo e músculo esqueléticos agravados!
É notório que o stresse é hoje utilizado como uma ferramenta de gestão em múltiplas empresas e serviços e é frequente questionar o trabalhador que pretende um emprego se é um resistente ao stresse. As mulheres vivem em geral contextos e situações mais favoráveis para sentirem na pele o stresse crónico na medida em que frequentemente têm a seu cargo as crianças e a vida doméstica! Por outro lado as novas tecnologias aumentaram o grau de risco relativamente ao stresse ao diluírem as fronteiras entre vida pessoal e profissional!

O movimento sindical deve enfrentar a questão dos riscos psicossociais e em particular o stresse, colocando-o na negociação coletiva e nas suas reivindicações sindicais. Deve igualmente exigir legislação laboral adequada em cada país tendo como objetivo a proteção dos trabalhadores e dos seus familiares.
Lembremos os trabalhadores mortos e sinistrados do trabalho e seus familiares!
Ver relatório da OIT

Sem comentários: