TRABALHO TEMPORÁRIO E PRECARIEDADE-testemunho de uma sindicalista!


Por GINA NANDI

«A precariedade gerada através da proliferação de empresas de trabalho temporário (ETT,S) são um dado adquirido, não sendo um fenómeno reversível a curto prazo, devendo não ser vista como uma regressão dos direitos trabalhistas outrora conquistados, mas sim como a evolução do capitalismo selvagem para a nova era do esclavagismo capitalista.
 Nesta perspetiva, trata-se de evolução e adaptação. Os sindicatos têm de acompanhar o ritmo destas novas organizações de trabalho, com a mesma perícia e estratégia de mercado, introduzindo novas frentes de luta.
O fomento da precariedade através das ETT’s (bem articulado pelos governos), promove o aumento do  risco de doenças profissionais e psicossociais, não podendo ser imputáveis a uma profissão ou empregador específico, dado serem trabalhos temporários ou intermitentes. Suga qualquer força anímica e estamina, dificultando não só a união sindical, mas  também atrasando as negociações sindicais, dado a longa cadeia burocrática típica destas grandes multinacionais...VER


Sem comentários: