LOCAIS DE TRABALHO SAUDÁVEIS PARA TODOS!




Por Giorgio Casulo

«Condições para ter “Locais de Trabalho Saudáveis para Todas as Idades”
A CGTP-IN esteve presente na Sessão de Lançamento da Campanha Europeia 2016/2017 “Locais de Trabalho Saudáveis para Todas as Idades” organizado pela ACT o Ponto Focal da Agência Europeia da SST em Sintra este dia 19 de Abril.

O representante da CGTP-IN, Giorgio Casula sublinhou a importância do tema principal da Campanha, ligado ao envelhecimento activo, porque é mesmo de actualidade em Portugal por diferentes razões e porque colocam a sociedade portuguesa diante grandes questões contraditórias e desafios em muitas áreas.


Está provado que as pessoas vivem mais tempo e envelhecem mais graças aos progressos na área da saúde e das condições de vida em geral. Tendo em conta que a natalidade não acompanha este progresso, conhecemos o problema que isto provoca nas contas da Segurança Social e ainda está muito quente a decisão de adiar a idade da reforma, o que em si seria objecto de outro debate! Portanto estamos a atrasar o momento de descanso merecido dos trabalhadores com mais idade. Têm de trabalhar mais tempo, mas em que condições? Em contradição com esta vontade “societal”, quando há necessidade de despedir nas empresas, os mais velhos são os primeiros, sob pretexto de render menos! E, por outro lado, os jovens entram cada vez mais tarde no mercado de trabalho e cada vez mais com condições laborais e contratos precários. Portanto, seria necessário criar uma reflexão articulada entre todas as áreas da vida e entre todos os intervenientes entorno desta questão do envelhecimento activo!...» VER

Sem comentários: