ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PREOCUPADA COM INSPEÇÃO DO TRABALHO!

No passado dia 24 deste mês a Assembleia da República aprovou uma Resolução com recomendações ao Governo sobre a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), nome da inspeção do trabalho portuguesa. Entre as várias recomendações os deputados lembram que é necessário promover a revisão da lei orgânica desta entidade prometida desde o governo Sócrates e que nunca mais é publicada gerando instabilidade nos serviços e nos funcionários!
Por outro lado, é também recomendada a fiscalização de todas as denúncias relativas ao não reconhecimento da existência de contrato de trabalho tendo como objetivo o combate à precariedade e ao trabalho clandestino.
Algo inovador é a recomendação para que a ACT consulte, no âmbito dos seus mecanismos consultivos, as confederações sindicais e associações de trabalhadores precários relativamente aos planos de combate à precariedade.
A Assembleia quer também que a ACT seja mais dialogante com os representantes dos seus trabalhadores!
A Resolução aconselha também o reforço em meios humanos da ACT para que cumpra cabalmente a sua missão.
Esta Resolução, cujas recomendações refletem as preocupações da AR, em particular dos partidos da esquerda, apostam muito no reforço das competências e meios da ACT. Todavia, parecem esquecer que nesta instituição prevalece uma cultura de sobrevalorizar a informação e aconselhamento reduzindo a intervenção inspetiva no terreno. A decapitação da instituição com a fuga para a reforma dos inspetores e técnicos mais velhos, a redução dos meios financeiros e a filosofia dominante na instituição de privilegiar a pedagogia, desvalorizando a punição, leva a que os cidadãos tenham a perceção de que a ACT não resolve os problemas em que os trabalhadores estão envolvidos!Ver Resolução

Sem comentários: