BURNOUT ou o queimanço de quem trabalha!


Um conjunto de organizações de trabalhadores da área católica com destaque para as organizações Liga Operária Católica/Movimento dos Trabalhadores Cristãos e a sua congénere alemã KAB, organizam nos dias 14, 15 e 16 do corrente mês de setembro um seminário internacioanal em lisboa sobre o Burnout, consequências para a saúde dos trabalhadores e estratégias de prevenção. 0 CFTL/BASE-FUT participará nesta iniciativa, nomeadamente com a sua Coordenadora Nacioanal, Antonina Rodrigues.

«No mundo de trabalho atual – e provavelmente também na futura fase da digitalização progressiva – além de factores individuais, principalmente factores ligados ao posto de trabalho levam à sobrecarga e a respectivos sintomas de stresse vegetativos, levando cada vez mais a sintomas de Burnout, cumulando em doenças graves (DGPPN Taskforce -  Berger, Linden, Voderholzer, Hillert, Schramm, Maier 2012). 
Um em dez trabalhadores na Europa já ficou em casa por causa de depressão (associação europeia European Depression Association (EDA)). Tanto assim que cada ataque de depressão causa na média uma falta de 36 dias de trabalho. Riscos psicossociais e stresse relacionado com o trabalho são dos maiores desafios no que diz respeito à segurança e proteção da saúde no local de trabalho. Eles prejudicam bastante a saúde do indivíduo, mas também têm efeitos negativos às empresas e economias. 
Aproximadamente metade dos trabalhadores europeus acham que stresse é normal no seu posto de trabalho e aproximadamente 50 por cento das faltas resultam de stresse (Agência para a Segurança e Saúde no Trabalho 2015). No nosso seminário queremos abordar diversos modelos de prevenção e elaborar estes modelos operacionalmente para o benefício do “Diálogo Social”. Em particular queremos abordar o modelo “Job-Demand-Control-Support” (Karasek & Theorell 1990), o modelo “Efford-Reward-Imbalance” (Siegrist 1996) e o modelo “Organizational Justice” (Greenbert 1990). Mais um destaque será o “Sense of Coherence” de Antonovsky. Com estes conhecimentos queremos, orientados para a prática, nomear factores de riscos relacionados às organizações e elaborar opções de prevenção relativas.» Retirado da introdução ao programa do seminário..

0rganizadores:

  • Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores / EZA,  Nell-Breuning-Haus / NBH (Alemanha),
  • Liga Operária Católica - Movimento de Trabalhadores Cristãos  (Portugal)
  • Confédération des Syndicats Chrétiens Verviers-Ostbelgien / CSC (Belgien),
  • Katholische Arbeitnehmer-Bewegung Diözesanverband Aachen (Movimento de Trabalhadores Católicos Associação Diocese Aquisgrana, Alemanha)
  • Nota:com apoio da Comissão Europeia

Sem comentários: