BASE PARTICIPA EM DEBATE INTERNACIONAL SOBRE A FAMÍLIA!

A BASE-F.U.T participou no Seminário internacional organizado pela Liga Operária Católica / Movimento dos Trabalhadores Cristãos de 6 a 9 de outubro em Pombal. O encontro tinha por tema a “Familía e instabilidade social” e permitiu refletir sobre as dificuldades que enfrentam as familias com a falta de condições económicas, o desemprego, a falta de oportunidade de jovens e as migrações. O Seminário juntou várias organizações nacionais – LOC/MTC, Juventude Operária Católica, Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças, Pastoral Operária, Comissão Nacional Justiça e Paz, FIDESTRA, BASE-F.U.T. – e internacionais – Fundación Humanismo y Democracia e Acion Catolica Obrera de Espanha; Katholische Arbeitnehmer-Bewegung de Alemanha e Movimento dos Trabalhadores Cristãos da Europa.
 
Este seminário juntou cerca de 50 participantes e teve comunicações de Lisandra Rodrigues (JOC), do Padre Felipe García Mateos (Espanha) e de Manuel Carvalho da Silva (CES). Uma mesa redonda permitiou partilhar informações sobre a situação das familías em Portugal, Espanha e Alemanha, no atual contexto de crise. O seminário foi um espaço importante de intercâmbio e de reflexão sobre as potencialidades e as dificuldades que afetam as familías na Europa. As conclusões do seminário apontam para a centralidade das familías como celúla de base da solidariedade e para a necessidade de políticas públicas para as apoiar. 
 O seminário teve o apoio da Comissão Europeia e da rede  EZA-Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores representado nesta iniciativa por João Paulo Branco, Presidente da BASE-FUT e membro da Administração daquela rede europeia de formação de trabalhadores.
Pierre Marie

Sem comentários: