FORUM PRECARIEDADE E DESEMPREGO EM LISBOA!

Nos próximos dias 12, 13 e 14 de Dezembro a Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, organizará o 2º Fórum Precariedade e Desemprego. A construção de alternativas políticas, económicas e sociais estará no centro do evento em Lisboa, onde estarão presentes activistas e organizações nacionais e internacionais, debatendo a resposta à gigantesca crise do desemprego e da precarização que afecta todas as gerações.
 Que futuro terá a Segurança Social num mundo de precários e desempregados? Como se acaba com o buraco negro do trabalho temporário? Há um desemprego estrutural? Porquê? Como lutar contra o Tratado Transatlântico de Comércio e Investimento EUA-UE? Como é a vida num call center?
 Estas são algumas das perguntas para as quais se procurarão respostas colectivas, na Voz do Operário em Lisboa e no MOB – Espaço Associativo, em Lisboa, no fim-de-semana de 13 e 14 de Dezembro. O fórum pretende ultrapassar o diagnóstico e avançar para as alternativas concretas em várias áreas, desde a Segurança Social ao jornalismo, do trabalho temporário ao desemprego, dos call centers à investigação científica. Do Estado Espanhol teremos connosco Isabel Serra do Podemos, activistas da Juventud Sin Futuro e do projecto Precarity and Youth, de Itália activistas da CLAP – Camera del Lavoro Autonomo e Precario e da Connessione Precaria. Contaremos ainda com Guy Standing, Ruy Braga, Donatella della Porta (as intervenções destes três autores serão feitas em vídeo, estas intervenções foram gravadas exclusivamente para este Fórum e para este debate.) e José Soeiro para discutirmos a natureza do Precariado. No dia 12 de Dezembro o Fórum começa em Lisboa com um debate sobre o Precariado, mutações no trabalho e na classe trabalhadora, na sede dos Precários Inflexíveis, no Sábado e Domingo as sessões, workshops e oficinas serão na Voz do Operário. 
No sábado será servido um jantar solidário no Mob-Espaço Associativo (vegetariano e com preço definido pelas possibilidades de cada pessoa) para o qual é necessária uma inscrição prévia. Haverá também um Espaço de Crianças enquanto a iniciativa decorre na Voz do Operário, no sábado e no domingo, para o qual também é necessária inscrição prévia (aqui). Para quem vive mais distante de Lisboa ou não possa comparecer poderá assistir a alguns debates em directo no site dos precários: www.precarios.net

Sem comentários: