PASSOU UM RIO PELA CASA DO OESTE



Por Avelino Pinto*

Há um mês - no sábado, 30 de Maio - um rio passou pela CASA DO OESTE (Ribamar), o rio do Desenvolvimento Local, da Economia Solidária, do Associativismo e da Mudança Social, que trouxe ideias, experiências e práticas inovadoras, aos quase 60 participantes  que entraram nele para debater, descobrir e partilhar.
A jornada, insere-se num movimento mais largo e promissor com décadas de existência, que vai erguendo e sustentando uma economia solidária, de desenvolvimento do local, de capacitação de pessoas, grupos e comunidades, de cooperativas assentes na democracia participativa como motor de transformação diária.

Esta economia de partilha e dádiva, tem vindo a enraizar-se no terreno - de Serreleis (Viana do Castelo) a S. Isidoro ( Mafra), de Covide (Gerês) a Couto de Esteve (Sever do Vouga), de Miro (Cantanhede), Landal (Rio Maior) a Chãos de Alcobertas (onde há mais de 30 anos se conjugam verbos como tecer, pastorear, cuidar do ambiente…) e outros lugares, bairros e escolas do centro do País, para mencionar apenas as experiências que foram debatidas.

O movimento alarga-se, constrói-se aqui e ali, sempre na perspectiva de “tira o nó da cabeça e põe o nó na gravata”, que é como quem diz: tu podes tanto quanto mais ousares, na feliz expressão de S. Tomás de Aquino.

O rio vem transbordando para mais movimentos, associações, parcerias e redes, sustentado na inovação, na criação de valor e nas organizações que olham a situação como Bunker Roi: “No início, eles riem-se de ti. Depois, ignoram-te. A seguir, atacam-te. No fim, tu vences.”

Fica atento, amigo, que o rio está a passar à tua porta…para poderes entrar nele.

* Professor Universitário  e Formador Social







Sem comentários: