NO 25 de ABRIL FESTEJA-SE A LIBERDADE! NÃO NOS RESIGNEMOS!

Os tempos que correm não são de grandes esperanças! Existe em muita gente o desanimo, a resignação e até o medo. A situação mundial, para além de preocupante e ameaçadora, é de enorme perplexidade. O preço dos cereais sobe em flecha ameaçando a já difícil sobrevivência dos mais pobres, a especulação e a corrupção são hoje a ossatura do sistema capitalista e vão corroendo o próprio sistema liberal democrático. Berlusconi e outros semelhantes ganham eleições ou colocam-se em posição de as ganhar. A promiscuidade entre os negócios privados e o Estado acentuam a raiva e o nojo dos cidadãos.
Esta situação mundial e nacional que muitos de nós recusa tem as suas causas e não é apenas o desenvolvimento do capitalismo globalizado! Os cidadãos mais ou menos organizados também devem reflectir se estão a actuar correctamente em termos políticos e sociais. As nossas organizações estão actualizadas? Deram-se conta da nova situação mundial? Temos consciência de que poderá estar em risco a própria liberdade?
Será que a evolução do sistema económico mundial não tenderá para a constituição de uma sociedade securitária apenas formalmente democrática? Com um fosso cada vez maior entre ricos e pobres?

A luta pela liberdade e a sociedade do futuro não capitalista passará hoje fundamentalmente pelo Estado? Não passará antes de mais por novas formas de organização da vida social dos cidadãos? Por formas mais livres? Mais livres de organizações burocráticas, de partidos hieraquizados, de seitas e de igrejas triunfantes?
Mas essa utopia tem condições de mobilização quando ainda temos dificuldade em gerir o nosso condomínio, perdemos direitos do 25 de Abril e estamos mais resignados do que nunca?

A História mostra-nos que de quando em quando irrompem novas energias sociais, novos actores, novas dinâmicas- A revolução, enquanto mudança de vida, de estruturas, de poderes não passou à arqueologia. Não nos resignemos!! Viva o 25 de Abril! VIVA A LIBERDADE!!

Sem comentários: