BASE FUT PREPARA FORUM NACIONAL-EDUCAÇÃO E CULTURA


A Base-FUT vai realizar o seu 34º Aniversário em Seia com a realização a 8/9 de Novembro de um FORUM NACIONAL sobre educação e cultura.Paulo Caetano, o Coordenador Regional da Base FUT nas Beiras e membro da Comissão Política Nacional aponta os objectivos desta iniciativa e ainda nos diz qual o papel da BASE naquela Região.


1. A Base da Beira Interior vai realizar a 8 e 9 de Novembro um Fórum Nacional sobre educação e cultura. Qual o objectivo da iniciativa e a quem se destina?

A BASE-FUT comemora o seu 34º aniversário, no próximo dia 8 e 9 de Novembro, em Seia. Dentro deste acontecimento, realiza-se um Fórum, sob o ponto de vista da Educação e da Cultura como motor de transformações sociais – que contributos para um desenvolvimento sustentável.
Perante a dimensão e a profundidade dos desafios que sociedade actual nos coloca, temos de nos apetrechar de qualidades firmes e sólidas para criarmos um mundo mais justo e solidário. É diante deste quadro, que Associações, Movimentos e/ou Plataformas, têm de lançar redes num trabalho árduo e por vezes desmotivador.
Esta barreira só é possível de ultrapassar, se começarmos desde muito cedo junto das escolas, dos jovens e adolescentes, tendo em vista apostar de forma empenhada numa política de ‘méritos’, nomeadamente na formação de homens e mulheres de e com valores, promovendo a cidadania e a participação dos cidadãos, na resolução dos seus problemas e na decisão dos seus destinos.
Esta actividade tem em vista concretizar os objectivos resultantes do Congresso da BASE-FUT e destina-se aos quadros desta Associação, assim como aos agentes de desenvolvimento local que queiram e entendam participar nesta acção.


2. Qual é o papel da Base nessa Região?

A BASE – FUT na região da Beira Interior estende a sua acção na corda do Maciço Central da Serra da Estrela e divide a sua acção entre a Covilhã e Seia.
O papel da BASE-FUT nesta região procura colaborar na acção de participar na sociedade e valorizar o papel dos trabalhadores nas diversas organizações, defendendo os seus direitos e procurando salvar o nosso planeta, educando para a defesa do ambiente e ensinando, uma cultura onde é de capital importância defender e preservar o planeta onde vivemos.


3. Que projectos para o futuro? Que parcerias?

Tendo em conta as linhas orientadoras do último Congresso da BASE – FUT, pretende-se dar continuidade ao que tem vindo a fazer, proporcionando um melhor aproveitamento dos recursos e do trabalho já efectuado.
Contudo, ambiciona-se envolver novos parceiros e continuar a debater politicas à volta dos assuntos dos trabalhadores e das problemáticas que afectam a vida das pessoas: pobreza, cidadania, direito dos trabalhadores, desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros. No fundo, é desenvolver uma acção tendo em vista estar atento à evolução da realidade local, promovendo parcerias com os Sindicatos, IPSS, Movimentos Cristãos e outras Associações locais e nacionais deste cariz, como sejam a Caritas, a Comissão Nacional Justiça e Paz, entre outras.
No imediato, temos a realização do Aniversário da BASE-FUT e do Fórum sobre Educação e Cultura e sobre a Sustentabilidade do Interior, apresentando a educação e a cultura, como factores do desenvolvimento local e regional. Estão ainda programados, a realização dos Encontros da Utopia, pegando em temas que a generalidades das Associações e Movimentos não pega, bem como realização de parcerias na área do Voluntariado.

Sem comentários: