O 1º DE MAIO NASCEU NA LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO!


O 1º de Maio nasceu há mais de um século da luta dos trabalhadores americanos pelas oito horas de trabalho!Como sabemos enormes manifestações reprimidas pela polícia com vários mortos e feridos...Os jornais de Chicago e de outras cidades apelavam á repressão policial apelidando os operários de brutos que deveriam ser tratados de forma a nunca mais esquecerem! E foram!No fundo o 1ºde Maio está ligado á luta pela redução do horário de trabalho!Uma luta essencial na altura em que se trabalhava e trabalhou durante muito tempo de sol a sol!Os assalariados das minas, das fábricas e dos campos tinham um tempo reduzido para comer e dormir!Milhões de crianças tinham uma vida indescritível.A exploração era intensa e completa.Para a contrariar nasceram os sindicatos e os partidos operários e, mais tarde, a OIT!
Assim,o Dia do trabalhador é, na sua essencia, um dia que simboliza a luta dos trabalhadores pela sua emancipação!De festa?Sim, onde tal seja possível.De unidade? Absolutamete necessária nos dias que correm.
Hoje, a luta pela redução do tempo de trabalho continua actual e urgente.Vejam que a maioria dos governos da UE pretende manter e alargar os actuais horários levando os trabalhadores ás 65 e até 78 horas por semana.Redução do tempo de trabalho é alargar o nosso tempo livre fora da esfera do domínio do capital, é apropriar-nos do nosso tempo !
A crise provocada pelo capitalismo global está agora a mandar os trabalhadores para casa ou a reduzir os tempos de trabalho...e de salário também!Perguntamos o que fizeram ao dinheiro que conseguiram em várias décadas de prosperidade em que accionistas e gestores auferiam fabulosos lucros e salários imorais!

Sem comentários: