CENTRO DE FORMAÇÃO E TEMPOS LIVRES-Breve História (II)


Novos Caminhos do Centro

A 23 de Abril de 1988 a Base-FUT desliga-se da componente comercial cedendo ao Fernando Domingues na qualidade de investidor (compra de terrenos, materaiis e despesas) a participação de 50% detida pelos seus Representantes na sociedade proprietária do Bar-Restaurante Verde Moinho, acordo este que foi legalizado em curto prazo de tempo de modo a não prejudicar os postos de trabalho.

Igual celeridade não se verificou porém, relativamente ao Acordo referente à troca de terrenos e à transferencia de propriedade para nome da Base-FUT do Bloco Residencial cujo processo viria a revelar-se de tal complexidade que só recentemente (2ºsemestre de 2003) ficou regularizado.
Foram "tempos heróicos" os que se seguiram, tal a dimensão dos probelmas e das dificuldades só superáveis pelo espírito de sacrifício, determinação e empenho da Equipa da Base-FUT de Coimbra pelo que é da maior justiça recordar a acção então desenvolvida pelo Joaquim Calhau, pela Cãndida Coelho e de modo especial pelo José Barreto Roque que convidado pela Direcção da Base-FUT e não obstante a situação de grave crise, aceitou assumir a função de Permanente da Base-FUT para a área do CFTL

Financiamento

Ao aprovar o Projecto a Base-FUT comprometera-se a procurar fontes de financiamento avançando de imediato e dentros das suas poucas possibilidades com algum dinheiro para a compra de um terreno além do contributo monetário e do trabalho voluntário de militantes e dirigentes que se fosse traduzível em dinheiro repersentaria certamente algumas centenas de milhares de euros.
A solidariedade internacional constituiu o suporte financeiro fundamental que garantiu que a ideia do projecto embora modificado se tornasse realidade.

De destacar que a solidariedade do CCFD(Comité Chatolique Contre La Faim e Pour Le Dèveloppement), do CNV(Sindicato Cristão da Holanda) e da Fundação de Solidariedade Internacional da CMT(Confederação Mundial do Trabalho) foi incondicional e que o único retorno esperado e desejado foi e é o de que o Centro sirva a classe trabalhadora.

Em 9 de Dezembro de 1991 o CFTL foi declarado de Utilidade Pública por deliberação unanime do Executivo da Câmara Municipal de Coimbra.

O CFTL é filiado efectivo do EZA-Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores, petrtence à REDE ANIMAR e tem uma parceria com a Fundação João XXIII/Casa do Oeste.

O Centro, pelos seus Estatutos,deve estar aberto a outros trabalhadores não aderentes ao projecto e a sua actividade deve proprocionar e fomentar:

Encontros e debates entre trabalhadores a nível regional, nacional e internacional;
Férias culturais a trabalhadores e seus familiares;
O conhecimento da região e das suas realidades humans e culturais;
Actividades recreativas, culturais e desportivas;
Iniciativas e serviços dirigidos à população local;

O CFTL é um projecto de cidadania que pela sua prática expressa de forma inequívoca as reais possibilidades e capacidades de criação pelos trabaladores de meios e estruturas próprias.

Entre as inúmeras iniciativas realizadas destacam-se:

Seminários internacionais sobre temáticas da UE com o apoio da Comissão Europeia;
Campos de férias internacionais
Formação profissional
Semanas culturais;
Ateliers e oficinas de escrita
Acções de formação sindical

Pelo CFTL passaram milhares de pessoas de vários países e continentes ( Russia ,China, Brasil, Europa, África).Todos manifestaram o apreço pelo acolhimento dispensado, a qualidade dos serviços e o local de eleição que é o CFTL em Casal do Lobo, Coimbra.

Sem comentários: