TRABALHADORES DO BRASIL QUEREM 40 HORAS, JÁ!

Nesta quarta-feira (11/11), centrais sindicais brasileiras unem-se em torno de uma luta comum e realizam um dia de mobilização em defesa da redução da jornada de trabalho.

Para marcar esta luta, milhares de trabalhadores reúnem hoje na 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, que acontece em Brasília. Neste ano, a marcha, que teve início às 7h, empunha como principal reivindicação a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 231/95) que tramita no Congresso. A PEC estabelece a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário.

A pauta unificada de reivindicações também exige a ratificação das convenções 151 e 158 da OIT, a aprovação da PEC do Trabalho Escravo, a atualização dos índices de produtividade da terra, a definitiva aprovação do projeto que regulamenta a política de valorização do salário mínimo, a aprovação do PL 1621/07, que estabelece direitos iguais para trabalhadores direitos e terceirizados e o projeto popular para o pré-sal.

A 6ª Marcha da Classe Trabalhadora é uma das principais mobilizações do movimento sindical brasileiro desde 2004, quando foi realizada a 1ª Marcha Nacional do Salário Mínimo. (Informações do MST) VER

Sem comentários: