FRACO CRESCIMENTO ECONÓMICO NÂO IMPEDE JUSTIÇA SOCIAL!


A Comissão Política Nacional da BASE-F.U.T. reuniu no fim-de-semana de 16/17 de Janeiro para análise da situação social e política e aprovar o seu Plano de Acção para 2010. Do debate político efectuado queremos deixar as seguintes notas:

1 – No Ano Europeu de Luta contra a Pobreza foi sublinhada a importância das medidas de política social para promover o emprego jovem e apoiar os desempregados.
É de realçar que estamos perante meios de emergência a favor dos mais carenciados. Estas medidas amortecem a crise, mas não são suficientes para debelar o fenómeno social crescente da pobreza.

2 – Consideramos ser necessário a reformulação do tecido económico e financeiro no sentido de uma melhor distribuição da riqueza e maior justiça social. Neste sentido valorizamos a grande oportunidade do desenvolvimento da economia social e solidária que não sendo uma economia lucrativa muito tem contribuído para a criação de emprego. É, por isso necessário apoiar o desenvolvimento desta revolução em marcha – a economia social – porque esta dinâmica leva à autonomia, à participação e ao voluntariado e promove a cidadania.

3 – Constatamos que as desigualdades sociais vão-se mantendo, pois deparamo-nos com gestores com vencimentos escandalosos e trabalhadores na sua maioria com ordenados mínimos. A manutenção desta situação é uma prova de que não se tem aprendido com a crise. Estamos perante a necessidade de criar um novo paradigma social que nos leve a criar novas alternativas ao sistema capitalista.

4 – Julgamos oportuno investir na formação de empresários, principalmente de pequenas e médias empresas, bem como incrementar e valorizar a formação dos trabalhadores ao longo da vida.
Neste sentido apreciamos o muito que se tem feito através do Programa Novas Oportunidades, julgando porém que o mesmo necessita de determinados aperfeiçoamentos.
Consideramos que este Projecto não deixa de fazer justiça a uma determinada camada da população que foi penalizada por ter ingressado prematuramente no mercado de trabalho em detrimento da sua formação académica.

5 – Debruçámo-nos também sobre a recente Lei aprovada em Assembleia da República que permite o casamento de pessoas do mesmo sexo, visando deste modo combater a descriminação e respeitar os direitos de cidadãos até agora sujeitos à marginalização.

6 – Foram aprovadas várias iniciativas a implementar no ano em curso:

Realização de um Fórum Nacional para Jovens;

Celebração do Aniversário da BASE-F.U.T., tendo como ponto alto a comemoração do 40 Anos da C.G.T.P., onde serão homenageados os militantes da BASE-F.U.T. que muito contribuíram para a sua formação e que a ela se dedicaram com a sua militância ao longo destes 40 anos;

Realização em todas as Regiões da CONFERÊNCIA PUZZLE 2010 subordinada ao tema “Inovação Social, Educação e Acção Política”

Nova actuação estratégica de forma melhorar e dinamizar as nossas Relações Internacionais.


Almada, 17 de Janeiro de 2010

Sem comentários: