MONDRAGON-UMA MELHOR ECONOMIA!


Michael Morgan – Jornalista Americano

Passei, recentemente, três semanas no “Rust Belt”1 - o velho coração industrial dos EUA– verificando as formas como Cincinnati, Pittsburgh, Cleveland e Detroit têm respondido àcrise económica.Esta digressão seguiu-se a uma estadia de 10 dias na Europa a estudar a MONDRAGON, que é o maior e mais complexo sistema de propriedade pelos trabalhadores do mundo.A MONDRAGON está localizada no País Basco, no Norte da Espanha.Esta região seguiu uma trajectória oposta à do “Rust Belt”. Enquanto Cleveland e Detroit“se têm afundado”, os Bascos conseguiram recuperar da devastação e da opressão decorrentes do pós-guerra, para alcançarem um rendimento médio que é, actualmente,cerca de 40% mais elevado que a média Europeia.

MONDRAGON: UMA MELHOR ECONOMIA

O sistema Cooperativo MONDRAGON, inspirado por um pároco, durante o rescaldo da2ª Guerra Mundial, combina a posse partilhada com o controle democrático. Aqui, dúzias de cooperativas constroem máquinas de lavar, autocarros, microchips, arranha céus e pontes; elas incluem o segundo maior retalhista Espanhol – com 2.400locais de venda a nível do país – e um dos maiores bancos da Espanha.

MONDRAGON tem edificado igualmente os seus próprios sistemas de saúde,educação, segurança social, etc.As suas cooperativas empregam mais de 100.000 trabalhadores e têm ultrapassado consistentemente o resto da economia Espanhola. Elas venceram uma recessão severa nos anos 80' sem recorrer a lay-offs dos seus membros. Mesmo agora, as dezenas de milhar de co-proprietários da MONDRAGON têm um grau de segurança laboral que é raro.

O êxito da MONDRAGON assenta no capital colectivo. Uma grande parte dos excedentesé atribuído às contas de capital dos trabalhadores individuais.Mas o que é realmente genial é que, até se reformarem, o capital é agrupado numfundo comum para investimento em novas cooperativas. Em contraste, nos EUA,os fundos de reforma são, frequentemente, investidos na bolsa, onde podem serutilizados de forma que vão contra o trabalhador e os interesses da comunidade,tais como fusões ou deslocações de empregos para o estrangeiro.1 A tradução literal é “A Cintura da Ferrugem”1

A MONDRAGON é um sistema “auto-duplicador” que criou uma economia alternativa genuína. O País Basco sente de forma muito diferente dos EUA, e isto é especialmente verdade nas áreas em que as cooperativas estão bem estabelecidas.As cooperativas limitam, de forma geral, o pagamento dos executivos a apenas seis vezes o salário mais baixo dos trabalhadores; o Director Executivo do sistema global aufere apenas nove vezes o salário médio.

Como resultado, vi muito menos pobreza visível.Fiquei igualmente impressionado com as prósperas indústrias rurais. Pequenas cidades embutidas em bonitas montanhas com grandes e modernas fábricas, por vezes em grande número.É como se Placerville2 possuísse um sector industrial limpo, localmente enraizado, como peça central da sua economia. É o tipo de economia que eu esperaria que uma comunidade escolhesse, se lhe fosse dada essa escolha.Nunca tinha visto nada assim na Califórnia.


* * *Traduzido do original pelo Secretariado da FENACOOP – JCDezembro de 20092 Cidade da Califórnia2

Sem comentários: