MADEIRA:MEMÓRIAS EM ATELIER DE ESCRITA!


No âmbito do atelier de escrita criativa Luso Françês organizado pelo CFTL e Culture et Liberté a realizar na última semana de Julho em Boaventura,Região Autónoma da Madeira,vai ser lançado o livro «Memórias e Narrativas de Boaventura»da autoria do sociólogo José Vieira, um dos animadores daquele atelier!
A obra, que vai ser lançada na Igrela daquela Vila em sessão pública,no dia 29 pelas 19 horas, é um conjunto de textos sobre a realidade cultural, social e económica daquela região madeirense.O autor, nascido naquele concelho, conseguiu relembrar e escrever de forma viva e bonita quadros sociais e culturais do século XX.

No prefácio o Padre Jardim Gonçalves, também madeirense,escreve a dado passo «Mas não são histórias emotivas ou lamurientas dos muitos interlocutores que o autor ouviu.Com e por detrás do perfil traçado de indivíduos, famílias, camponeses, artesãos, proprietários,escolares,referentes culturais e religiosos, é toda uma sociedade que se revela nas suas extraordinárias virtualidades,mas também nas suas dolorosas fragilidades,resultantes estas dum obscurantismo paralisante e duma injustiça social opressora,factor de medos e de sujeição».

José Vieira viveu a infancia e parte da juventude em Boaventura.Emigrou para a Suíça onde trabalhou e estudou.Regressou a Portugal nos primeiros anos da Revolução de Abril, foi dirigente associativo, nomeadamente da BASE-FUT e formou-se em sociologia pelo ISCTE. O seu filão de investigação tem sido o tema do papel dos católicos de esquerda na oposição à ditadura. O associativismo e a animação pelos ateliers de escrita criativa, matéria em que se tem especializado nos últimos tempos ,têm sido algumas das actividades deste homem dos «sete instrumentos»É ainda dirigente cooperativo e formador.

Pasme-se que este homem ainda tem tempo para cultivar deliciosos legumes e frutas na sua horta em Sesimbra.

Sem comentários: