TRABALHADORES CRISTÃOS COMEMORAM 75 ANOS E APOIAM GREVE GERAL!

Nos dias 26 e 27 de Novembro próximos, na Casa Diocesana de Vilar, no Porto, a LOC/MTC vai encerrar as celebrações dos 75 Anos de vida deste Movimento, possibilitando momentos de Formação e Festa aos participantes.

Ao longo do ano, no nível nacional, diocesano e em comunidades paroquiais, foram várias as actividades realizadas para tornar presente uma memória rica e reconhecida, num percurso dedicado à promoção dos trabalhadores e à defesa da sua dignidade humana, protagonizada por homens e mulheres do mundo do trabalho, pessoas simples e até, em alguns casos, iletrados, mas investidos de grande dignidade e perseverança.

Fortalecidos pelo Evangelho, nós, a geração que recebeu esta preciosa herança, queremos também projectar o futuro da vida e da acção deste Movimento. Estamos conscientes dos tempos difíceis e sombrios em que vivemos, das fragilidades e empobrecimento que a situação da precariedade laboral e do desemprego estruturante está a provocar nos trabalhadores e nas suas famílias. Por isso nos comprometemos a continuar atentos às pessoas e aos acontecimentos, a celebrar e encarnar a força do Ressuscitado que fortalece e sustenta a acção transformadora do mundo do trabalho, recriando uma esperança activa de fraternidade e justiça.

Em ambiente de festa e alegria, de formação e compromisso, vão estar presentes as realidades e os desafios deste tempo, assim como a fé que nos anima e nos chama a exercer a nossa responsabilidade cívica e a viver a nossa missão cristã. Deste modo, interpelados também pelo Pensamento Social da Igreja, somos desafiados a ser sal e fermento num mundo onde o desemprego e a precariedade são um atentado à dignidade humana, como recentemente o próprio Papa Bento XVI denunciou. Por isso é para nós imperioso estar e participar em todas as estruturas e locais onde hoje se combatam as injustiças laborais e a mercantilização do trabalho. Temos o dever de contribuir para implementar novas regras laborais dignificadoras dos trabalhadores, justamente remuneradas e respeitadoras da vida familiar e social e da sustentabilidade do planeta.

Neste sentido, com responsabilidade social e cristã, queremos tornar público o nosso apoio à próxima Greve Geral, legitimamente convocada pelas duas centrais sindicais para o próximo dia 24 de Novembro, manifestando desta forma a nossa solidariedade para com todas as trabalhadoras e trabalhadores que, vivendo situações de fragilidade laborais e financeiras, tomam nas suas mãos a tarefa de fazer inverter o rumo que esta globalização económica e financeira desregulada tem imposto às democracias, no corte em direitos laborais, na protecção social e nos serviços públicos, empobrecendo cada vez mais quem vive do seu trabalho ou está excluído dele. Acreditamos que a participação cívica e acções concertadas podem pôr fim a estas políticas económicas e sociais tão injustas e desumanas.
 Nesta como em outras posições públicas que temos vindo a assumir defendemos que “a união das pessoas para garantir os direitos que lhes pertencem, permanece um factor construtivo da ordem social e da solidariedade, factor do qual não se pode prescindir”. (Encíclica Laborem Exercens, sobre o trabalho humano, Nº 20 – João Paulo II).

A memória que fazemos destes 75 anos de vida da LOC/MTC, assim como a história do movimento operário e da humanidade mostram-nos que nem sempre os êxitos estão do lado dos mais poderosos. A coragem e a audácia dos mais débeis e fragilizados são um alento para continuarmos a nossa missão.

Nota: A BASE-FUT vai estar representada nas comemorações.A todo o Movimento LOC/MTC os melhores votos de bom trabalho ao serviço dos trabalhadores.

LOC

Sem comentários: