É uma iniciativa de apoio voluntário a desempregados, localizada no Centro Paroquial da paróquia de S. José, na cidade da Covilhã, proposta pelo secretariado diocesano da LOC/ MTC, e em cooperação com a Conferência de S. Vicente de Paulo. Começou no mês de Fevereiro. Numa primeira fase tem lugar às quintas-feiras, entre as 17h e as 20 horas, ampliando-se este horário à medida que se justificar.
Com esta iniciativa que não pode, obviamente, substituir os serviços e entidades públicas, pretende-se nomeadamente:
• Ouvir e acolher pessoas em situação de desemprego, ajudando a que o tempo de desemprego não seja um tempo perdido.
• Prestar informações e esclarecimentos úteis, a partir das interrogações relacionadas com a sua situação de desemprego.
• Ajudar a encarar melhor possíveis oportunidades de trabalho e emprego.
• Pretende-se ainda com este apoio voluntário a pessoas desempregadas:
- Encorajar ao empenhamento em formação pessoal e profissional
- Apoio no sentido da procura de possíveis oportunidades de trabalho/ emprego
- Incentivar à procura de informações úteis à sua situação concreta no Centro de Emprego, Segurança Social, Repartição de Finanças (possível isenção do Imposto sobre Imóveis), isenção de taxa moderadora nos Serviços de Saúde.
- Ajudar a ponderar a viabilidade de criação do próprio posto de trabalho
- Dinamizar um processo que possa levar à organização e aproveitamento de um conjunto de hortas familiares.
Como em qualquer outra comunidade, freguesia, cidade ou região do país, as famílias estão actualmente confrontadas com a realidade do desemprego e do trabalho precário com uma dimensão de que não temos memória no nosso país, e com todo o rol de consequências para as pessoas, para as famílias e a sociedade.
Esta realidade não pode deixar de interpelar qualquer comunidade de crentes e pessoas de boa vontade. Por razões acrescidas, a situação de tantas pessoas e famílias à nossa volta sem trabalho e outros tantos com trabalho precário e em condições de violação da lei e da dignidade do trabalhador, não pode deixar de ser uma prioridade na acção do Movimento de Trabalhadores Cristãos.
É neste sentido que se enquadra também esta iniciativa de apoio voluntário a desempregados da responsabilidade da equipa interparoquial de militantes da LOC/MTC, envolvendo animadores, militantes e amigos, com experiência profissional e social na área do apoio a pessoas desempregadas, entre as quais um técnico de desenvolvimento local e um sociólogo.
José Manuel Duarte
Abril de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário