«FORMAR E AGIR»-nas edições BASE!

Acaba de ser impresso o Caderno “Formar e Agir, Aventura do desenvolvimento um desafio permanente” da chancela das Edições Base. A primeira parte do presente texto sintetiza um conjunto de experiências partilhadas entre trabalhadores, associações sindicais, movimentos culturais da Europa (França, Espanha e Portugal) e da América Latina. A segunda parte é dedicada a vários testemunhos centrada em experiências mais recentes entre militantes da Base, do CFTL e de Culture et Liberté (França).


Trata-se de um projecto financiado, nos anos 1980, pelo Centro de Estudos pelo Desenvolvimento da América Latina (CEDAL), com sede em Paris, França em cooperação com diversos parceiros sociais em França, Espanha e Portugal, que tinha por finalidade a formação de dirigentes e militantes associativos através da partilha e do intercâmbio de experiências.

Ao fim de vários anos de trocas, uma militante latino-americana reuniu diversos documentos que deu origem a este Caderno  e que compila um conjunto de critérios e instrumentos metodológicos enquanto novas formas de formação interactiva “acção-formação-acção”.A tradução para português a reorganização do caderno e atualização com novas experiencias sociais foi um trabalho do José Viera, Avelino Pinto, Fernando Abreu e B.Guedes.

As Edições Base farão brevemente a apresentação pública desta obra, no reatamento de publicações que se pretende lançar sobre diversos temas da actualidade, com centralidade nas práticas das pessoas e novas visões do mundo global.

Sem comentários: