O AGENTE DA CATALUNHA!

O Agente da CatalunhaO “Agente da Catalunha”, última obra de Cesário Borga Martins, escritor e conhecido jornalista da esfera pública portuguesa, foi apresentado na Livraria Bertrand do Chiado, no passado mês de Novembro.

Coube ao jornalista Fernando Alves (TSF) fazer para um público numeroso, em ambiente coloquial, a explanação pormenorizada do romance, muito bem desenhado pelo seu autor. Trata-se de um cenário ibérico desdobrado, em tempos da guerra civil de Espanha entre franquistas e republicanos, quando ainda nada estava decidido quem vencia quem.

Tudo se passa em três territórios bem conhecidos do autor: a Catalunha, a fronteira (Campo Maior) e a cidade de Lisboa.

O território livre da Catalunha (entre outros) encontrava-se nas mãos dos republicanos, bastião da resistência, e daí partiam ordens de comando, estratégias e tácticas, numa guerra fratricida sem vencedor definido à priori. Se não fossem os apoios dos conservadores franceses, dos fascistas italianos e alemães e da solidariedade activa do governo de Salazar, provavelmente, a guerra teria conhecido outro desfecho.

A solidariedade activa entre os povos da Catalunha e o português também se fez sentir, durante largo tempo. Assim, numa comunhão de sentimentos entre povos ibéricos tornou-se determinante impedir o apoio do governo de Lisboa. O plano gizado para abater o presidente do Conselho de Ministros português, contava com a colaboração activa de Alba, guerrilheira catalã e de sectores clandestinos portugueses, salientando-se Jorgi (Jorge) que estava apaixonado da jovem catalã.

Recomendamos vivamente a leitura desta obra histórico - memorialista (história dentro da história), onde se mistura a ficção com a realidade dura e crua, e se descrevem tempos dolorosos para os povos ibéricos.

José Manuel Vieira

Sem comentários: