SINDICALISMO PORTUGUES EM DEBATE!

Ontem, dia 23 de Maio decorreu no Museu da República e Resistência, um debate sobre visões do sindicalismo português na atualidade com a participação de sindicalistas ativistas de movimentos sociais e investigadores.

O Museu República e Resistência e o coletivo «Tertúlia Liberdade» foram os organizadores deste interessantíssimo colóquio. Presente, a BASE_FUT teve ocasião de abordar as origens da corrente sindicalista que encarna, desde os tempos anteriores á Revolução de Abril, quais as principais influências internacionais e nacionais na prática e ideologia sindical dos seus militantes.

Entre as várias intervenções valerá a pena salientar o contexto revolucionário em que renasceu o sindicalismo português, as relações UGT e CGTP , os seus projetos e modelos sindicais e possibilidades de convergência na hora atual.

Falou-se bastante na necessidade de articulação entre o movimento sindical e os movimentos sociais para enfrentar a besta do atual capitalismo; na necessidade de uma outra ação sindical internacional que ultrapasse o meramente simbólico e de debate com as instituições comunitárias.

Uma CES que seja uma verdadeira confederação europeia; a necessidade de uma autonomia sindical capaz de ultrapassar os constrangimentos partidários e de dependência do Estado e ainda a necessidade de se repensar o sindicalismo na sua estrutura organizativa e de vocação global face aos problemas dos trabalhadores.
O sindicalismo em Portugal também vai mudar!Importa é que mude reforçando-se para que melhor defenda os trabalhadores.

Sem comentários: