TRABALHADORES ALEMAES SOLIDÁRIOS!

O KAB, organização de trabalhadores cristãos da Alemanha fizeram chegar aos trabalhadores
cristãos portugueses uma importante Declaração de Solidariedade que publicamos na íntegra!Para aqueles trabalhadores a austeridade em Portugal está neste momento a atacar a dignidade humana.


«Tanto em Portugal como em outros países europeus continua a aumentar a pressão sobre as pessoas. Até o Tribunal Constitucional chegou à conclusão que as medidas de austeridade decididas pelo Governo Português contradizem o princípio da igualdade.

A política de austeridade na Europa levou a uma situação que já não é aceitável do ponto de vista jurídico, porque vai contra a dignidade humana. Os políticos têm consciência que estas medidas levam as pessoas à pobreza, o que põe em perigo a sua existência financeira. Já não conseguem sair desta pobreza pela sua própria força. Outra questão crítica é que em Portugal as reduções nas despesas são mais sentidas no setor social e nos rendimentos das pessoas onde o Estado tem acesso direto. É o caso dos reformados, dos desempregados e dos funcionários públicos. Esta estratégia é visível em toda a Europa. A economia é dispensada ou até recebe vantagens fiscais. Os ricos podem esconder os seus bens em paraísos fiscais e, na maioria dos casos, não são acusados.

Os media na Alemanha tentam divulgar que o país conseguiu resistir bem à crise. Mas acontece que, também na Alemanha, há cada vez mais pessoas que não conseguem viver do seu rendimento. Regista-se um aumento dos setores onde se pagam salários muito baixos. Na Alemanha, o salário mínimo existe em muito poucos setores de trabalho. Assim, a política alemã está a seguir uma tendência que se nota em toda a Europa: dum lado aceita-se que muitas pessoas ficam cada vez mais pobres, enquanto a riqueza dum grupo pequeno está a crescer. Esta política é defendida pelas forças neoliberais e desumanas na Alemanha e transmitida por toda a Europa. Uma das consequências é que muitas pessoas são discriminadas e países inteiros podem cair na pobreza.

Nós, como Movimento de Trabalhadores Cristãos, KAB, estamos do lado dos pobres, seguindo os passos do Papa Francisco que reclama, da parte de toda a Igreja, solidariedade com os pobres e com as vítimas de exploração. Nós reclamamos uma sociedade em que todos possam viver em dignidade. Na base desta ideia está uma distribuição justa dos bens e um sentido de solidariedade.

O KAB da Alemanha, assim como o KAB da Diocese de Aachen quer declarar a sua solidariedade na luta por uma política justa e por uma garantia da dignidade humana em Portugal. Além disso, esforçamo-nos, em conjunto com outros movimentos de trabalhadores e da sociedade civil na Europa, por reclamar uma política que esteja ao serviço das pessoas e não ao serviço do capital.»

1 Maio 2013


Georg Hupfauer/ Ralf Taufenbach

KAB nacional da Alemanha /KAB da Diocese de Aachen

Sem comentários: