DIA D0 ASSCIAD0 D0 CFTL-Breve apontamento!

No fim-de-semana 19-20 de Outubro, 2013, com ameaças de chuva para todo o país e já com cheirinho a outono, algumas dezenas de militantes, oriundos do Porto, Espinho, Seia, Coimbra, Évora e Vale do Tejo, deslocaram-se até ao CFTL, implantado que está na Mata Nacional de Vale de Canas, para participar nas Ecotopias e no Dia do Associado do mesmo CFTL.
 O programa prometia ser aliciante, só que a crise suou mais alto, para além de haver em Lisboa uma grande manifestação nacional de revolta e de muita raiva, contra os poderes estabelecidos e contra as medidas preconizadas contra o povo português. Mas voltando ao evento, o amigo Ricardo de Seia trouxe-nos um excelente filme sobre ecologia onde se demonstram as vantagens em viver-se simplesmente numa ligação íntima com a natureza. 
Depois da sua visualização debateu-se o seu conteúdo. Num primeiro tempo do dia do Associado, centrado sobre a interacção dos participantes, as pessoas deram testemunho sobre o que o marcou no CFTL, desde que o descobriram. Depois reflectiu-se em grupos questões relativas à vida da associação, às suas dificuldades de dinamização, às diversas actividades, no horizonte e às esperanças que os mais jovens deixaram, com compromissos firmes, de estarem ao serviço de outras pessoas que aspiram um mundo mais justo, mais humano e fraterno.
 A partilha, a confraternização, a boa disposição, os sorrisos abertos e os demais gestos oferecidos gratuita e generosamente foram tónicas evidenciadas entre todos, quer nas sessões de formação, em sala, quer no bar a saborear o aperitivo “moscatel de Setúbal”, quer à beira da mesa, onde todas e todos apreciavam as delícias que nos apresentou o nosso cozinheiro Fred. 
Após o reconforto dos nossos corpos, cada um seguiu os seus caminhos em direcção às suas casas, mais conscientes, mais fortes, mais entusiasmados, mais comprometidos, mas também com mais responsabilidades na cooperação deste projecto colectivo que representa o CFTL. 

José Vieira,membro da equipa que organizou o Dia do Associado

Sem comentários: