JULIO RIBEIRO -Um sindicalista na nossa memória e coração!


«Exactamente no mesmo dia em que se celebra o 43º aniversário da criação da CGTP, lembramos
nós Base-Fut, a partida do nosso companheiro Júlio Ribeiro, Dirigente e sindicalista. São já 12 anos. Pessoalmente, com ele partilhei muitos momentos importantes na vida da nossa organização.
 Conheci-o em 1972, ainda no CCO- Centro de Cultura Operária, movimento que veio a integrar a BASE FUT na sua criação em 1974. Desde essa altura , como amigo e como militante sempre estivemos juntos na militância política, cultural e associativa da Base, bem como nas lutas sindicais no Sindicato dos Bancários do Norte, onde ele foi Presidente da Direcção e dirigente, e eu membro do Congresso.

 Partilhamos juntos a direcção da Base no Norte, durante vários anos, tendo deixado uma marca jamais esquecida na nossa organização, de companheirismo, lutador, amigo de verdade , duma doação extrema à causa dos oprimidos , das lutas laborais e também da confraternização, que fazia parte do seu quotidiano. A ele devo também o que ainda hoje sou, pelo seu exemplo de fidelidade e força, nunca se deixando quebrar pelo desânimo. A ele, sempre presente, o meu obrigada, 

Nota: Contribuiu doando também para a história da CGTP com o seu cuidado arquivo- veja-se documentação do” Centro de Arquivo e Documentação da CGTP- pags. 7,8 de Filipe Caldeira)”-colecção Júlio Ribeiro»
 Carolina Fonseca-Coordenadora da BASE-FUT do Norte

 «Neste dia, também não posso deixar de lembrar o desaparecimento, precisamente há 12 anos, de uma figura que tanto contribuiu para as lutas enquadradas pela CGTP (e não só): o Júlio Ribeiro! Para além disso, nunca mais esquecerei que o Júlio Ribeiro foi um dos grandes responsáveis pela minha militância na BASE, organização esta que foi um dos grandes amores da minha vida!... Um grande abraço para ti.»

Aristides Silva

 «Peço que dês um abraço muito especial à Julieta... Porque lembrando o Júlio, o lembro também com a mesma saudade e admiração, mesmo antes de ter conhecido a BASE, quando ainda jovem.»

 Manuela Guimarães 

«Associo-me a quantos se lembram do Júlio e lhe prestam a mais justa homenagem pela sua entrega a todos os ideais que nos nortearam na vida. Lembro particularmente a Julieta que continua a tornar presente o empenhamento do seu marido ao serviço dum mundo mais justo e solidário.»

P.Jardim

Sem comentários: