FAMÍLIAS SEM ÁGUA E LUZ EM SETÚBAL!

  Padre Constantino denuncia situação em bairro de lata no concelho de Setúbal.Uma situação inaceitável que afeta dezenas de familias,incluindo crianças.
. «...Irmãos nossos da Vila Maria continuam em grande sofrimento. Estão já sem electricidade há 12 noites consecutivas. E mais ainda, a coberto da noite e numa madrugada foram lá e cortaram os tubos da água. Que impiedade! São cerca de 35 famílias e umas 40 crianças. Não podem conservar os alimentos no frigorífico nem as crianças andarem assustadas, não poderem ver televisão ou fazer os deveres da escola. 
Pergunta-se: porque é que isto acontece? As pessoas querem pagar os consumos de electricidade e água, mas como as casas são clandestinas a EDP e as Águas do Sado não fazem contratos nestas condições. Porque foram para lá estas famílias? A maior parte está desempregada ou em trabalhos precários e, por isso, não conseguem dinheiro para arrendar casa. Haverá lá pessoas por outras razões? Há outro tipo de problemas? Cabe a quem de direito estudar a situação e intervir. Não pague é o justo pelo pecador. Já passou mais de ano e meio desde que os poderes políticos se comprometeram em reunião, a resolverem definitivamente o problema com as respostas mais adequadas.
 Mas o resultado foi que, como nada fizeram, o problema se agravou com a construção de mais casas. A Igreja tem estado muito empenhada neste processo para que se encontrem soluções rápidas para as necessidades vitais e se estudem as definitivas. A Caritas diocesana, o nosso Bispo e eu próprio temos feito o nosso melhor. Conseguiu-se que a Câmara Municipal, a Segurança Social e o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social se reunissem na quarta-feira passada. Os resultados foram estes: estão a estudar medidas e soluções para transferir famílias para outros locais. Mas quando? Só no dia 8 de Abril vão voltar a reunir!... E depois vão-se seguir mais reuniões e reuniões, sabemos como isso é… E até encontrarem uma solução definitiva? 
As pessoas vão continuar privadas deste bem essencial à vida de hoje, a electricidade! Será isto humano e cristão? Como fazia Jesus, prometia que ia estudar os assuntos… ou intervinha de imediato? Há soluções possíveis e fáceis. Está nas mãos dos poderes políticos locais, nomeadamente a Câmara e a Segurança Social. Assim o queiram fazer. Quando há tragédias e calamidades são necessárias soluções de emergência e rápidas. Isto não é uma tragédia? 
A Comunidade cristã deve mostrar a sua compaixão, a sua compreensão, a sua solidariedade e o seu empenhamento relativamente a estes irmãos. E as autoridades têm de se converter, mudar as suas atitudes, cuidar das necessidades da população. Não permitamos que se humilhem as pessoas e se esmague a sua dignidade pois como escreve o Papa Francisco, o silêncio perante as injustiças torna-nos cúmplices e as nossas mãos ficam manchadas de sangue. Quaresma é tempo de conversão ao amor a Deus e aos irmãos. 2014/03/23 Constantino Alves

Sem comentários: