ENCONTRO ASSOCIATIVO!

No passado sábado, dia 5 de Abril, realizou-se a jornada do Associativismo que decorreu num auditório da UBI e salas anexas, entre as 9,30 e as 17,30h, com a participação de cerca de 60 dirigentes associativos da Covilhã e freguesias mais próximas. 
Decorreu de acordo com programa definido previamente. Questões principais em debate (descrição simplificada):
a) O papel desempenhado pelo associativismo antes (e também depois) do 25 de Abril de 1974
 b) Sustentabilidade Financeira: experiências e      desafios para o tempo atual e o futuro
c) Questões relacionadas com a formação que faz falta e com a renovação/ regeneração de dirigentes
d) Relações do associativismo com a comunidade, e as instituições e Poder Local da zona geográfica onde se situam. - Sessão de abertura como Reitor e vereador da Câmara. - Três Painés com debate em mesa-redonda de duas horas.
- Após o almoço na Cantina da UBI (cada um pagou o seu) pelas 14,30h atuaram as "Adufeiras do Paúl" Apoio da Câmara foi o transporte das Adufeiras. - Seguiu-se o testemunho de um histórico do Associativismo. - Intervenção pequena da representante do INATEL.
- Depois Plenário moderado por mim, onde os relatores apresentaram as sinteses dos Painéis e se seguiu o debate. - As conclusões foram promissoras de continuação de um processo já com o envolvimento continuado de duas dezenas de associações - no sentido de procurar resposta para os desafios das associações no tempo actual.
A avaliação de todos e todas que se pronunciaram foi muito positiva, tanto do trabalho da parte da manhã como do plenário e das conclusões. A Comissão organizadora desta jornada era: prof. António Assunção, José Augusto Duarte (técnico superior na Cadeia da Covilhã), José Manuel Duarte, João Corono (Bloco de Esquerda), um dirigente dos Dadores de Sangue que trabalha na C. G. Depósitos) e Jorge Pombo (PS ).

JMDuarte

Foto retirada do «Forum Covilhã»

Sem comentários: