BASE-FUT QUER OUTRA EUROPA!

Após debate na Comissão para os Assuntos do Trabalho (CAT) a BASE-FUT divulga manifesto sobre a Europa do qual publicamos apenas uma parte dada a sua extensão.
 «Nós, trabalhadores e militantes da BASE queremos uma outra Europa. Uma Europa que seja um espaço de paz, democracia e de bem -estar como foi apregoado e de algum modo conseguido, durante décadas. Foi nessa Europa, de harmonização no progresso, democrática e de justiça social que os povos do continente europeu aderiram de forma expressiva e voluntária.
 Nos últimos anos, porém, a União Europeia acentuou a desigualdade social, a concentração da riqueza em poucas pessoas e o desemprego crónico, justificando estas duras realidades com teorias, estatísticas, números, ameaças e chantagens. Aproveitando a crise provocada pelo capital financeiro, a União Europeia impôs a austeridade como projeto europeu e um pesado jugo aos gregos, irlandeses e portugueses. 
O diálogo social, considerado durante décadas, um pilar do modelo social europeu, tornou-se numa triste caricatura na maioria dos países, perante os constantes protestos da Confederação Europeia de Sindicatos. Dando plenos poderes à Troika constituída por técnicos mandatados pelo FMI e, paradoxalmente, por instituições da União Europeia os nossos povos provaram o vinagre da austeridade em todo o seu esplendor com cortes duríssimos nos salários e pensões, desemprego histórico e desmantelamentos dos serviços públicos, atirando com milhões de pessoas para a pobreza e mendicidade! 
Nos últimos anos o projeto social europeu esfumou-se nestes países, a desigualdade entre ricos e pobres acentuou-se e a pobreza alastrou de forma dramática. Com a austeridade ocorreu de forma clara um empobrecimento dos mais pobres com transferência de riqueza para os mais ricos. Estamos a regredir na saúde e na educação, reforçou-se a rede assistencialista em contraponto com erosão do estado social e vemos os nossos filhos, formados com o nosso dinheiro, abandonar o país para procurar um futuro melhor e autónomo.
 No mundo do trabalho as alterações legais são constantes e arbitrárias tendo como grandes objetivos a desvalorização do trabalho, a precarização, a transferência de rendimento do trabalho para o capital, enfim, a sobre exploração dos trabalhadores em nome da competitividade das empresas....»
 Mais adiante o documento apela a uma posição sobre o próximo ato eleitoral ...«Perante este cenário não é de estranhar que a maioria dos cidadãos europeus esteja zangada com a Europa e exista a possibilidade, bem real, de uma larga abstenção no próximo ato eleitoral para o PE a realizar a 25 de maio! Todavia, nós apelamos ao voto empenhado nestas eleições tendo principalmente dois objetivos claros: mostrar um cartão vermelho às políticas deste governo e afirmar a importância de uma outra Europa de paz, democrática, de justiça social e de solidariedade...»

Sem comentários: