FUGA DE JOVENS: uma sangria nacional!

Segundo dados do INE na última década Portugal perdeu meio milhão de jovens! Os habitantes entre os 15 e os 29 anos são apenas 17% da população do país! Podemos considerar que foi a maior emigração de jovens da nossa história com graves consequências para o futuro do país enquanto entidade soberana. 
Razões? São sobejamente conhecidas. Incapacidade da nossa economia, cada vez mais periférica e arruinada por políticas nacionais e da EU, em absorver as camadas de jovens licenciados pelas nossas universidades. Quem está a beneficiar? As economias do centro da europa, em particular a Alemanha e Reino Unido! É neste quadro que a Base vai organizar um seminário Internacional sobre o emprego jovem na União Europeia em fevereiro de 2015.Um seminário, que tem o apoio do EZA e da Comissão Europeia, onde se fale verdade, apontando as verdadeiras razões do desemprego juvenil.
As políticas de fundo da União criam o desemprego estrutural, em particular nas periferias europeias, e as políticas de empregabilidade da União não passaram até agora de paliativos sem substância! Por outro lado, os salários dos jovens estão em queda acentuada. Como sair desta situação? A primeira questão a evitar é colocar as culpas nos mais velhos, os que ainda têm trabalho estável e com alguns direitos. Seria absurdo num país envelhecido pôr uma geração contra outra! Mas, não falta gente que faz esse discurso para iludir a verdadeira situação, ou seja, a da exploração indecente dos jovens através da precarização do trabalho e do desemprego.

Sem comentários: