BASE-FUT COMEMORA 40 ANOS! A IDADE DA DEMOCRACIA!

Com a presença de meia centena de militantes e amigos, a BASE-FUT comemora no sábado, 8 de Novembro, em Coimbra, o seu 40º Aniversário com a apresentação do livro «PELA DIGNIDADE DO TRABALHO- Utopias e práticas do trabalho de base» e uma homenagem a Fernando Abreu um dos seus fundadores, conhecido dirigente dos movimentos operários católicos no tempo da ditadura e sindicalista no pós 25 de Abril no sector dos escritórios e serviços.
As comemorações decorrem na Escola Superior de Educação em Coimbra, pelas 15 horas, seguindo-se um jantar de aniversário no Centro de Formação e Tempos Livres em Casal do Lobo. Entre os convidados estará Julio Salazar, Secretário Geral da Unión Sindical Obrera (USO) a terceira organização sindical de Espanha, Arménio Carlos, Sec-Geral da CGTP, e representantes do EZA - Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores.
 A BASE-F.U.T. foi criada em 1974, alguns meses após a Revolução do 25 de Abril, num 1º Plenário Nacional de Militantes reunidos nas instalações do INATEL na Costa de Caparica. A maioria dos fundadores eram militantes do C.C.O. Centro de Cultura Operária, organismo criado por militantes operários católicos que trabalhavam por um sindicalismo livre e pela democracia contra a ditadura.
 A BASE-F.U.T. defende um sindicalismo autónomo, de classe, de massas, e de base, bem como uma sociedade de natureza autogestionária. Não é um partido nem um sindicato, mas uma associação cívica global de formação política e de intervenção social.

Sem comentários: