RAZÕES PARA LUTAR EM 2016!

O ano de 2015 não terminou tão mal assim! O 2016 nasce com mais esperança, embora com nuvens pesadas no horizonte, tanto na Europa, como em Portugal e no mundo! Esperança numa melhoria de vida, em particular para os trabalhadores do salário mínimo, desempregados e reformados de pequenas pensões. 
Mais de 2 milhões de portugueses vivem com rendimentos até 400 euros. São cidadãos da União Europeia onde existem países com salários mínimos e pensões três e quatro vezes maiores.
Com 400 euros, e até menos em muitos casos, não se pode ter um Natal e Ano Novo dignos porque não se tem uma vida digna! Isto num país onde a corrução e a patifaria alastra, os banqueiros prevaricadores não são castigados e os portugueses, estupefactos, têm que pagar as falcatruas e os roubos dos grandes e poderosos!
Neste quadro resta aos cidadãos estarem atentos e ativos, em particular as organizações de trabalhadores para que a esperança não morra em 2016.A esperança não morre se pensarmos no bem comum, ou seja, no bem de todo o povo português, em particular dos que sofrem a pobreza e todo o tipo de dominações. Se cada um, cada grupo profissional, cada família, pensar apenas em resolver os seus problemas e defender os seus interesses imediatos, o país não terá rumo, perderá o resto de solidariedade e coesão, passando a ser será uma vil coutada de predadores onde naturalmente vencerão os mais fortes!

Exige-se assim a nossa esperança ativa num Portugal solidário e democrático, ou seja, um Portugal em qua maioria da população combate as desigualdades, nomeadamente salariais, o desemprego e promove políticas de dignidade para os mais velhos e vulneráveis. São razões mais do que suficientes para se lutar, fazendo cada um o que lhe compete como cidadão de Portugal, da Europa e do mundo!BOM ANO então para todos os leitores deste blogue.

Sem comentários: