OFICINA SOBRE TRABALHO PRECÁRI0 E AÇÃO SINDICAL

A precariedade no trabalho torna-se progressivamente a relação de trabalho predominante no nosso país, em particular para os jovens trabalhadores ou para os novos contratos de trabalho.Muitos de nós já sentimos na pele o que significou ou significa a precariedade no emprego e as consequências desta situação.Já no século XIX e início do século XX o trabalho começou por ser precário.
Foi o esforço e sacrifício enormes das organizações de trabalhadores de todo o ocidente que contribuíram decisivamente para o estabelecimento de relações  de trabalho estáveis e para a negociação coletiva em grande parte do mundo.Ninguém deu nada ao Movimento Operário e Sindical!Tudo foi arrancado a ferros e após grandes lutas.
Hoje como ontem, estamos confrontados com a precariedade laboral, em particular os jovens trabalhadores!Como agir frente a esta situação?
A  CAT- Comissão para os Assuntos do Trabalho da BASE-FUT decidiu debater esta questão durante o ano de 2017 através da promoção de oficinas em vários locais do País, retirando conclusões desses debates,  que terão como ponto central alguns testemunhos, a reflexão sobre os mesmos e como construir uma ação sindical capaz de enfrentar esta realidade em expansão.
As conclusões, e apenas as conclusões, destas oficinas serão apresentadas a algumas entidades sindicais, sociais e políticas, nacionais e internacionais.Será o nosso contributo para o debate nacional que se avizinha.


Data

26 de Novembro de 2016

 
Sede da BASE-FUT, Rua Maria aos Anjos, 15, Lisboa/metro do Intendente

Programa

11:00 - 11:15 - Apresentação dos participantes
11:15 - 11:30 - Breve enquadramento sobre a evolução da precariedade em Portugal
11:30 - 13:30 - Narrativas de experiências de precariedade no trabalho por parte dos participantes
13:30 - 14:30 - Almoço
14:30 - 15:30 - Chuva de ideias: dificuldades e oportunidades para a ação sindical em contexto de precariedade.
15:30 - 17:00 - Trabalho de grupo: concepção de formas de intervenção sindical em contextos de precariedade.
17:00 - 17:30 - Apresentação das conclusões dos grupos.

Sem comentários: