EUROPA SOCIAL EM DEBATE!





Dezenas de animadores sociais, sindicalistas e responsáveis de organizações de trabalhadores de toda a Europa vão reunir-se no TRYP HOTEL, na Costa de Caparica, de 19 a 21 do corrente mês de Outubro, para debaterem o futuro da União Europeia e, em particular, a dimensão social do projecto europeu.
A iniciativa, que conta com a participação de Arménio Carlos da CGTP e de Catarina Tavares da UGT, bem como do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita é promovida pelo Centro de Formação e Tempos Livres da BASE-FUT e tem o apoio do EZA - Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores e da Comissão Europeia.
No painel inicial subordinado ao tema «Para onde vamos? Construção ou desconstrução do projecto europeu» estão previstas intervenções de Manuel Carvalho da Silva, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, de Margarida Marques, Ex-Secretária de Estado dos Assuntos Europeus e de Bartho Pronk, Presidente do EZA - Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores
No painel intitulado «Imigrantes e refugiados», outros protagonistas do desenvolvimento europeu» vão intervir Rui Pena Pires, Professor Universitário e membro do Observatório da Imigração e Maria Reina Martin que coordena um projecto europeu do EZA sobre esta temática.
Os participantes terão ainda uma manhã de trabalho de grupos para debaterem se a União Europeia deve voltar à harmonização no progresso ou vai ser um projecto de mínimos sociais e qual deve ser neste contexto o papel da rede EZA, enquanto promotora da formação de trabalhadores!
A manhã do dia 20, sexta -feira, está reservada para uma visita guiada à Assembleia da República estando prevista uma audiência com a Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social.
As conclusões do seminário serão apresentadas no dia 21, sábado, pelas 18 horas, com a presença do Vice Presidente do EZA, Joseph Thouvenel e Coordenadora Nacional da BASE-FUT, Antonina Rodrigues


Sem comentários: