ENFRENTAR AS MUDANÇAS NO TRABALHO! TRABALHO DIGNO!

A Base-Frente Unitária de Trabalhadores, através da sua comissão especializada em trabalho e sindicalismo, a CAT, organiza no próximo dia 10 de Março, na Marinha Grande, um Encontro alargado sobre o tema «como enfrentar as mudanças laborais no tempo presente»! No centro de debate está o desemprego galopante que atinge o nosso País, fruto das políticas económicas dos últimos tempos e das políticas de austeridade implementadas pelo FMI,CE e BCE.

O que podem e devem fazer as organizações de trabalhadores perante este quadro de desemprego nunca visto e perante a mudança nas relações laborais que estão subjacentes ao acordo social recentemente aprovado pelo Governo, patrões e UGT?

Cada país da UE vai enfrentando todas estas políticas de forma isolada, sem uma resposta articulada e eficaz do movimento social e sindical!

A greve, e nomeadamente a greve geral, é um instrumento histórico de defesa dos trabalhadores. Todavia, com a crescente precarização e o aumento dramático do desemprego torna-se muito mais difíl a mobilização dos trabalhadores. No último ano duplicaram os despedimentos coletivos e a nova legislação do trabalho comporta a facilitação do despedimento individual e, em suma, um conjunto de mudanças laborais que transformam o trabalho cada vez mais num mero fator, sem dignidade e configurando uma nova forma de trabalho escravo!

A alternativa para os trabalhadores e para as suas organizações e outros movimentos do trabalho, enfim para uma sociedade democrática, não é entre desemprego ou trabalho escravo. A alternativa é trabalho digno!«Não nos façam sair para a rua!», cantava o amigo e companheiro José Afonso! Estas políticas da austeridade e de perda de direitos laborais obrigam-nos a vir para a rua! Obrigam-nos a ir para a greve!

Para animar o debate do Encontro estão previstas pequenas intervenções de:

Antonina Rodrigues-Técnica do Emprego e Formação Profissional/CAT
Jorge Santana-C.T. da Repsol, Sines e sociólogo/CAT
João Lourenço-sindicalista/CAT e ex-dirigente da CGTP

Sem comentários: