BASE-FUT E CGTP DEFENDEM ESTADO SOCIAL!

No passado dia 29 de Novembro teve lugar na sede nacional da BASE-FUT uma reunião desta organização com a CGTP para análise da atual situação social e sindical do país e da Europa. A greve geral de 14 de Novembro, as lutas sociais e políticas contra o Orçamento de 2013 e a defesa do Estado Social em Portugal foram os principais temas de debate entre as direções da CGTP e da BASE-FUT.

O facto desta greve ter, pela primeira vez, uma dimensão europeia foi muito importante e de alto significado político e sindical. O papel da CGTP e dos sindicatos de Espanha, nomeadamente USO, Comissiones e UGT foram decisivos neste êxito!Por outro lado, foi significativa a adesão de sindicatos que se confederam na UGT e cujo secretário geral foi totalmente incoerente!

Foi também debatida a necessidade de se lutar por um alternativa política consistente que governe Portugal numa perspetiva de crescimento no quadro constitucional, nomeadamente no que diz respeito á defesa dos direitos dos trabalhadores e das funções sociais do Estado. Nesse sentido se inclui a petição agora lançada pela CGTP e que deverá recolher o máximo de assinaturas!

A convergência na ação das diferentes correntes sindicais e dos movimentos sociais tanto a nível nacional como a nível europeu foi também muito destacada, tendo em conta que será decisiva para a mudança da relação de forças .

Sem comentários: