CORTES CEGOS SÃO ATENTADO À DIGNIDADE!

«Os cortes cegos, vergonhosos, sem transparência e sem debate público sobre a denominada “refundação do Estado” são um grave atentado à democracia, ao desenvolvimento civilizacional e humano e à dignidade dos cidadãos. Ferem direitos e valores consagrados na Constituição da República, na Carta dos Direitos Humanos e na Carta Social Europeia.»- diz a Liga Operária Católica/Movimento dos Trabalhadores Cristãos em comunicado.Eis o texto:
«Estes tempos de deliberada e fundamentalista austeridade orçamental, que atinge com violência a maioria dos cidadãos, sobretudo aqueles que vivem ou que já ultrapassaram o limiar da pobreza deixando impunes os privilegiados de sempre, foi uma das grandes preocupações presente no encontro da Equipa Nacional da LOC/MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos, reunida a 19 de janeiro, em Aveiro, com o objetivo de preparar o XV Congresso Nacional a realizar no próximo mês de junho, em Lisboa.
Os cortes cegos, vergonhosos, sem transparência e sem debate público sobre a denominada “refundação do Estado” são um grave atentado à democracia, ao desenvolvimento civilizacional e humano e à dignidade dos cidadãos. Ferem direitos e valores consagrados na Constituição da República, na Carta dos Direitos Humanos e na Carta Social Europeia.

Atingem, ainda, as nossas raízes cristãs, ao porem em causa princípios fundamentais referidos na Bíblia e no Ensino Social da Igreja. A clarividência com que estes textos nos falam da justiça social, do direito ao emprego, da distribuição da riqueza, da solidariedade, da subsidiariedade, do bem comum e do valor da pessoa humana, impelem-nos a denunciar as referidas arbitrariedades governativas e a envolver-nos no debate e na defesa destes princípios, que são também alicerces da democracia que historicamente venceram miseráveis condições de trabalho e permitiram um progressivo acesso à saúde, à educação, à habitação e à proteção social.

Apelamos por isso à participação cívica de todos e de todas, no sentido de provocar a discussão pública das necessárias mudanças políticas, económicas e sociais anunciadas, de modo a que seja colocado no centro das transformações a qualidade de vida dos cidadãos e o bem comum.»

Aveiro, 20 de janeiro de 2012

Equipa Nacional da LOC/MTC

Sem comentários: