SEM DIREITO À GREVE SEREMOS ESCRAVOS!

A Confederação Sindical Internacional (CSI) promove no próximo dia 18 de fevereiro uma jornada mundial de defesa do direito á greve.
A confederação mundial recusa as tentativas repetidas do Grupo de Empregadores na OIT de impedirem que a questão do direito à greve seja colocada no Tribunal Internacional de Justiça para que este tome a sua decisão e coloque fim a este diferendo. Note-se que o direito á greve está garantido pela Convenção nº 87 da OIT, garantido pela Comissão de peritos desta Organização e está reconhecida na legislação de numerosos países, nomeadamente em Portugal. No entanto existem ainda muitos países onde esse direito não é reconhecido nem na lei nem na prática! Neste sentido o patronato abriu um conflito no seio desta Organização Internacional ao não reconhecer o direito dos trabalhadores em fazerem greve enquanto liberdade fundamental contra a opressão e a escravatura nos locais de trabalho.

A 18 de fevereiro procura-se pressionar os governos, em particular da Ásia e da África a mudarem de opinião para que a questão seja enviada para o referido tribunal internacional. Mas, a jornada de luta também tem eco noutros países, como Portugal, onde se começa a fazer opinião no sentido de se limitar o direito á greve.

Sem comentários: