EMPREGO JOVEM EM DEBATE!

Com a participação de representantes de várias organizações nacionais e internacionais de trabalhadores vai ter lugar de 12 a 14 de fevereiro, no Hotel do Sado-Business e Nature, em Setúbal, o seminário «Promover o emprego jovem e a Coesão Social na União Europeia», uma iniciativa do Centro de Formação (CFTL) da BASE-Frente Unitária de Trabalhadores com o apoio do EZA-Centro Europeu para os Assuntos do Trabalhadores e da Comissão Europeia.
O EZA participará com Piergiorgio Sciacqua co-Presidente e  Matthias Homey, Assistente Académico desta rede europeia de formação de trabalhadores .
No primeiro painel, a ter lugar pelas 17 horas do dia 12, o debate parte de uma interrogação sobre a validade e pertinência do projeto europeu nos dias de hoje. Mario David Soares, membro do Comité Económico e Social Europeu e Salvatore Marra, Presidente do Comité da Juventude da Confederação Europeia de Sindicatos, efetuarão as primeiras intervenções de enquadramento político e social.
No dia 13, sexta – feira de manhã, está programado um animado debate sobre o aparente paradoxo da importância das qualificações num país que «exporta» licenciados e é um dos que menor taxa tem de jovens com este grau académico na União Europeia. Nesta questão estão previstas intervenções de Margarida Chagas Lopes, conhecida economista do ISEG e do Blogue «A Areia dos Dias», e de Jósef Mozolewsky dirigente do sindicato polaco «Solidariedade».
No sábado, dia 14, pela manhã, apresentar-se-ão experiências nacionais e internacionais de promoção do emprego jovem em Portugal, Espanha, França e Polónia. De tarde está previsto um painel que vai debater a possibilidade de se criar emprego para todos numa altura em que o despedimento é uma das opções de gestão mais em voga, tanto no setor privado como no Estado. Estão programadas intervenções de José Manuel Pureza, Professor e investigador da Universidade de Coimbra, e de Rui Mendes da Comissão de Coordenação Regional do Alentejo.
Joao Paulo Branco, Coordenador Nacional da BASE-FUT e Piergiorgio Sciacqua, Vice-Presidente do EZA encerrarão os trabalhos logo após a leitura das conclusões finais cuja apresentação está prevista para as 17,45 horas de sábado, dia 14 de fevereiro.

Sem comentários: