JUSTA HOMENAGEM A UM HOMEM DO POVO!

A Associação Cultural Moinho da Juventude irá participar uma vez mais no Torneio Cidade da Amadora em Atletismo, com o apoio da Câmara Municipal da Amadora e Junta de Freguesia Aguas Livres. No dia 28 de Junho, pelas 9:30, pretendemos nessa prova uma justa homenagem a uma figura que foi marcante na comunidade deste Concelho, falamos de Eduardo Pontes. Procuramos através deste evento evocar a memória do homem do povo.
Eduardo Pontes, que costumava deleitar os amigos com citações da literatura de todas as culturas, fazia suas as palavras de Jorge Luís Borges: “Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.” Neste mundo da imaginação e dos sonhos, continuamos a falar, sonhar com o Eduardo para agir num “djunta mo” (juntar as nossas mãos).

Eduardo José Azeredo PONTES, nasceu em Ponta Delgada nos Açores a 10 de Março de 1936. Em Abril de 1961, foi detido pela PIDE juntamente com o seu irmão António. Foi encarcerado em Ponta Delgada, seguindo depois sob prisão para o Aljube, em Lisboa. Comentava o Eduardo: “a adaptação ao Aljube será fácil depois do estágio na prisão em Ponta Delgada. Eduardo Pontes foi julgado na Boa Hora e condenado a mais 1 ano de prisão.
Na luta contra o fascismo, juntamente com Jorge Lopes e Manuel Barbosa Fundaram nos finais de 1970, a Cooperativa Sextante, na rua central de Ponte Delgada – Açores.

Eduardo participou ativamente nas diversas campanhas oposicionistas. Fez parte das campanhas de 1958 de Humberto Delgado e de 1969 e 1973 para as eleições da Assembleia Nacional. Foi um dos fundadores do Movimento de Esquerda Socialista (MES).
Foi um dos fundadores da Associação Cultural Moinho da Juventude em 1984, no bairro da Cova da Moura, na Amadora, foi o 1º Presidente da Associação Cultural Moinho da Juventude, projeto comunitário nascido em 1984.
Desta forma está agendada uma importante jornada para o referido dia, onde gostaríamos de poder contar com a vossa prestigiada presença e disponibilidade para partilharem connosco este digno momento.

As inscrições deverão ser enviadas para o seguinte email: desporto.moinho@gmail.com

Certos que poderemos contar com a vossa presença.

A Direção


Sem comentários: