SINDICALISMO DE MASSAS -Como é?


No último post fizemos algumas considerações sobre o sindicalismo de base, contrapondo-o ao sindicalismo de cúpula e dirigista, sem a participação dos trabalhadores, e ao basismo inoperante e sectário!
Podemos agora abordar o significado de um sindicalismo de massas. Todo o sindicalismo deve ser de massas, isto é, está aberto à participação de todos os trabalhadores e deve organizar, pelo menos, dois terços da classe. O sindicalismo de massas investe na informação, formação e mobilização dos trabalhadores como elementos essenciais, verdadeiramente estratégicos para a ação sindical! Este sindicalismo é democrático e, ao contrário do que a palavra pode dar a entender, não é massificado. No sindicato de massas o poder não está nos «chefes» mas sim nos trabalhadores. São distribuídas responsabilidades, grupos de trabalho e tarefas para todos. É anti corporativo pois não se fecha na sua classe profissional, estando solidário com o conjunto dos trabalhadores. O sindicalismo de massas é constituído por trabalhadores conscientes do seu poder. O sindicalismo de massas contrapõe-se ao sindicalismo de gabinete, onde os dirigentes ou os assessores sindicais são protagonistas e fazem acordos que os associados por vezes desconhecem!
Como é evidente no atual momento o sindicalismo sofre uma grande erosão e progressivamente deixa de ser um sindicalismo de massas e passa quase a ser um sindicalismo de sindicalistas, de quadros! O sindicalismo de massas em Portugal é fundamentalmente defendido pela CGTP embora numa perspetiva de subordinação estratégica ao partido. No entanto, mesmo numa situação destas é importante manter a filosofia do sindicalismo de massas.A BASE-FUT defende um sindicalismo de massas!
INFORMAÇÃO LABORAL!



Sem comentários: