AVELINO PINTO: criar laços, amizades e afetos!

Quando nos conhecemos? Nos anos 94 ou 95 através de amigos do MSR (Movimento de Solidariedade
Rural) ou da Fundação Solidários? São organizações com que eu trabalhava como formadora e na investigação sobre o trabalho no domicílio.

Foi para mim uma grande honra quando me convidaste para uma reunião de formadores. Fiquei fascinada pela tua pessoa, pelo teu papel.
Descobri um formador/animador. Juntas as mais diversas pessoas e leva-las a caminhar em conjunto, construindo. Criam-se laços, amizades, afectos.

Tu és “Energia sem limite”, como assinas nos teus e-mails, energia acompanhada de curiosidade sem limites, sempre atento às oportunidades que vão surgindo.

Com a tua energia e a tua curiosidade, fizeste-nos descobrir ou aprofundar a utilização do jogo na pedagogia (com José Pires, de Castelo Branco), a bioenergia, o coaching, as novas tecnologias (com Ulisses), a inteligência emocional, o PNL (programação Neurolinguística), e muitas outras novas técnicas … há mais de 15 anos!

És um inventor, um criador, com enorme capacidade de imaginação (esta imaginação que nos permite lutar contra a racionalidade) e capacidade de inovação (aprofundamento das relações entre a razão e a imaginação).

Há um ano, celebrámos o aniversário dos AA’s (Amigos de Aprender), que se formaram em Dezembro de 1999. Éramos um grupo de amigos formadores, cujo elemento comum era o Avelino, e o desejo colectivo de algo mais. Dissemos então: “decidimos (o grupo dos AA’s) constituir-se em Associação com o objectivo de … melhorarem a sua própria formação e aprofundarem os seus saberes e competências”.

As nossas Reuniões eram sempre formativas ;
Também o foram os “Fora de portas”, com convidados;
Assim como as Avaliações formativas;
Sempre com Compromissos. Tivemos reuniões mensais desde a criação até hoje! É muita reflexão e aprendizagem colectiva.
A nossa identidade, os nossos valores, a nossa missão, o grupo… tantos aspectos importantes foram debatidos – às vezes com muita polémica, discussões que revelavam as diferenças e sensibilidades – para melhor nos definirmos. 

Um projecto em construção permanente depende das pessoas que dele participam, dos seus sonhos, das suas necessidades. Lembro-me, por exemplo, da Cecília que dizia “É um grupo aberto… interesse na diversidade… comprometida mas não obrigada”. É sempre um projecto que tem um pressuposto: fazer-nos reflectir sobre nós, sobre as nossas relações, a nossa vida, nós e os outros, nós e o mundo em que vivemos. Não nos deixa parados. É e continua a ser o nosso compromisso.

És um líder, e a tua autoridade não resulta de aspirações burocráticas ou vontade de apropriação, porque Partilhas. Consegues fazer-nos criar relações humanas, e relações entre saberes, ser, estar.

Adaptando-se às circunstâncias, os projectos mudam. É outra capacidade tua, a de trazer e juntar mais amigos para novas iniciativas, como foi a Feira das ONG’s em Barcelona.

És muito Discreto.
Descobri-te a viajar… no Irão. Também aí fostes um animador…

Por tudo, OBRIGADA Avelino
Anne Marie Delettrez
AA’s (Amigos de Aprender)

3 de Dezembro de 2015

Sem comentários: